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Todos os dias novas tecnologias são criadas para aprimorar o cotidiano dos trabalhadores. Um êxito ainda mais poderoso que o micro-ondas foi a inclusão dos dispositivos móveis no ramo alimentício, desencadeando uma nova era na indústria de entrega de alimentos. Se o passado trouxe o micro-ondas e o presente oferece os aplicativos de delivery, então o futuro nos reserva algumas boas surpresas para facilitar o dia a dia do proprietário de um restaurante. Aliás, é possível dizer que estamos a um passo do futuro de entregas de para os restaurante.

Veja quais são as novas tecnologias que irão revolucionar as entregas para o seu restaurante

O delivery feito por drones

Em alguns anos, é possível que você realize compras pela internet e, como método de entrega, apareça uma opção chamada “via aérea”… e por que não? Várias empresas já estão pensando na possibilidade de usarem drones para entrega de encomendas num futuro próximo.

A empresa Amazon anunciou, há alguns anos, seu interesse por um projeto que envolve o uso de drones para delivery, que acabou sendo denominado Prime Air.

De acordo com a Amazon, 86% dos produtos vendidos em seu site possuem peso inferior a 2,2 kg, que é o limite de carga que os drones de oito hélices (ou octópteros) conseguem carregar sem que ocorram problemas. Uma vez que os drones podem reduzir os custos com entregas, a Amazon tem muito a ganhar com a introdução dessa tecnologia ao delivery.

Há outra grande vantagem dos drones em relação aos métodos tradicionais de entrega, principalmente para os consumidores: as remessas podem ser entregues mais rapidamente, levando apenas 30 minutos para estarem na casa do cliente após a confirmação do pagamento. No entanto, isso só seria válido para endereços que estivessem localizados em um raio de até 16 km a partir dos centros de distribuição da Amazon.

A lógica por trás da intenção de expandir as entregas de comida por drones tem dois motivos: economizar gastos relacionados ao delivery feito por humanos e aumentar as vendas, já que a experiência nos mostra que quanto menor for o tempo de entrega, com maior frequência as pessoas fazem pedidos.

Robôs que realizam entrega de comida à domicílio

Desde que a Amazon expôs pela primeira vez sobre seus planos de um dia realizar entregas por drones, o mundo ficou cativado com essa visão do futuro. Mas uma nova empresa, fundada por dois dos criadores do Skype, imagina um futuro diferente, no qual robôs autônomos realizam o delivery de mercadorias pequenas.

A Starship Technologies, formada por Ahti Heinla e Janus Friis, está hoje desvelando sua própria visão do que seria um robô especializado em entregas: um aparelho pequeno de seis rodas capaz de carregar até 9 quilos em 1,6 quilômetros ou mais a partir de uma central de serviços.

A idéia da Starship é que estes robôs façam suas entregas com um preço entre 5 a 15 vezes mais barato que o delivery realizado por uma pessoa. O foco da empresa é oferecer seus robôs primeiramente às mercearias, embora também os imagine funcionando perfeitamente com encomendas padrões. Enquanto a média de gastos com entregadores está entre R$ 5,00 e R$ 15,00, a Starship pretende diminuir os custos para R$ 1,00 por viagem.

O sistema da Starship é bem simples: os usuários fariam o pedido através do aplicativo para celulares do restaurante e então escolheriam um tempo estimado para entrega. Na hora determinada, o robô sairia de sua sede, navegaria pelas ruas da cidade com destino à casa do consumidor, e logo completaria a entrega. A Starship garante que o robô pode carregar até duas embalagens de alimentos por entrega.

Vantagens do uso de robôs para entregas

É claro que existem várias vantagens em utilizar robôs como pombos-correio, como o custo envolvido – robôs são muito mais baratos que pessoas – e a conveniência – um robô não se importaria de realizar um entrega às duas horas da manhã, enquanto uma pessoa provavelmente se perguntaria o porque daquele consumidor não estar dormindo ainda.

A capacidade de programar o tempo de entrega para cada indivíduo também é outro fator importante para os parceiros da Starship Technologies. Por exemplo: quando os entregadores saem para as viagens, eles são obrigados a fazer muitas paradas durante o caminho, dificultando o cálculo exato do tempo estimado para cada entrega. Os robôs não.

Além disso, ninguém gosta de passar horas esperando um entregador apenas para ter uma mercadoria entregue. Portanto, serviços de entrega agendados se tornarão cada vez mais importantes nos anos porvir. Imagine só… vários robôs individuais sendo enviados para cada entrega acabaria com este problema – porque no final das contas, o robô teria apenas um consumidor.

Vale lembrar também que os robôs da Starship Technologies foram construídos dentro de um conceito ecológico, e não realizam a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Pronto para assumir

Os robôs da Starship são capazes de reconhecer e evitar a maioria dos obstáculos, incluindo pessoas ou animais, e também obedecer às luzes e regras do semáforo.

Na maior parte, trabalhadores localizados em uma central de operações iriam primeiramente mapear toda a área do serviço de entrega, permitindo que o robô operasse em estradas conhecidas e seguras. Afinal, os robôs não estão tomando decisões por conta própria. Eles apenas irão cruzar as ruas em lugares que os “cartógrafos” humanos determinaram serem seguros de atravessar.

No entanto, em alguns casos os robôs podem encontrar situações com as quais eles não saibam lidar. Quando isso acontecer, um operador humano na central de operações – que é capaz de ver tudo ao redor do robô através as diversas câmeras embutidas – pode assumir o controle e direcionar o aparelho ao redor do obstáculo.

E, embora pequenos robôs carregando comidas deliciosas possam parecer alvos fáceis para cidadãos gulosos ou maliciosos, a empresa afirmou que não houve nenhum incidente, ou tentativa de vandalismo ou roubo, durante os testes com os robôs, e disse ainda que o acompanhamento de perto e os vários sensores devem afugentar qualquer gracinha que alguém venha a fazer.

A Starship reconhece que muitas pessoas se preocupam com a possibilidade de os robôs serem roubados. Nessa situação, a empresa afirma que um operador humano falaria com o ladrão através dos alto-falantes embutidos, avisando-o de que, graças ao GPS incluso no robô, a polícia está a caminho.

O objetivo é que os robôs operem de forma autônoma 99% do tempo.  O ideal seria que apenas 1% das viagens envolvesse a intervenção humana. Durante os primeiros projetos pilotos, é provável que os humanos controlem os robôs por cerca de metade do tempo, embora a empresa espere que esse número caia para 10% até o final de 2016.

Regulamentos em relação aos robôs

A Starship está ciente de que diferentes cidades, estados e países possuem leis distintas que governam aparelhos como robôs autônomos. Apesar disso, a empresa acredita que há uma liberdade operacional considerável em muitas partes do mundo. Em alguns casos, a Starship até já recebeu permissões escritas de municípios para operar seus robôs. Mas existem também lugares que não existem agentes de veículos que regulem esses aparatos.

Não há dúvidas de que os drones para entrega de alimentos são atraentes, e que haverão muitas empresas que certamente irão utilizar dessa tecnologia aérea em um futuro próximo. A questão é se o mesmo se trata de um sistema econômico e seguro para alcançar a grande massa.

Futuro próspero

A tecnologia pode ser encontrada em todos os aspectos da indústria de alimentos, e talvez em nenhum lugar isso seja mais verdadeiro que no serviço de entregas. Os consumidores estão pedindo comida quando, onde e como eles querem, e uma enorme quantidade de serviços de delivery, aplicativos de celular e plataforma de pedidos estão surgindo e prometendo ser a solução que os restaurante buscam para ingressar nesse mercado. No entanto, entre as diversas e potenciais promessas de novos rendimentos, estão os problemas de logística.

Ao invés de buscar soluções no chão, um bom número de empresas está olhando para os céus. Os drones são muitas vezes listados como carros-chefe quando se fala nessa revolução tecnológica: Amazon, Google e Foodpanda estão testando drones para entrega à domicílio.

Contudo, nem todos estão certos de que os drones são a solução ideal para os problemas relacionados ao delivery. Uma decisão mais “pé-no-chão” pode ser encontrada nos robôs, que poderiam compartilhar ciclovias e calçadas para entregar mercadorias, direto na porta de seus consumidores.

Os robôs possuem muitas vantagens embutidas quando comparados com os drones: eles podem trabalhar em um quadro de regulação relativamente estabelecido; são, por natureza, menos perigosos, já que sua velocidade máxima chega a somente 7,2 km/h; e podem carregar encomendas mais pesadas e com maior estabilidade do que os drones.

No entanto, questões de regulamentação ainda dificultam a aplicação de ambas tecnologias, principalmente em relação aos drones. A verdade é que ainda vamos esperar uns bons anos antes que possamos utilizar robôs ou drones para entregas de alimentos no Brasil, cuja burocracia dificultará a implantação dessas soluções para restaurantes.

Enfim, não há certezas de qual será a melhor escolha para o futuro, mas certamente podemos concluir que, qualquer que seja a solução encontrada para o sistema delivery, ela trará imensos benefícios tanto para os consumidores quanto para os donos de restaurantes.


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