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Graças aos meios digitais e ao uso frenético de dispositivos móveis com GPS, as formas de divulgação evoluíram, trazendo uma série de novas estratégias, entre elas a do marketing local.

Aplicando esse recurso da forma adequada, qualquer empresa – desde as pequenas até as maiores – com foco em atendimentos local pode se beneficiar e alavancar as vendas.

Quer saber como o marketing local pode fazer isso pelo seu hotel? Então continue lendo!

O que é marketing local?

Para definirmos esse conceito, podemos pensar que ele é um conjunto de ações de comunicação que tem como objetivo atingir um público-alvo local, apenas em uma região geográfica específica.

Essa estratégia utiliza dados baseados na rotina dos consumidores, seus hábitos, interesses e horários. Com esse tipo de abordagem fica mais fácil perceber o que o cliente deseja.

Padarias, oficinas, restaurantes e diversos outros negócios já se beneficiam do marketing local e, graças às campanhas online, ações locais estão ganhando cada vez mais força.

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Marketing local na hotelaria

Imagine que o seu hotel esteja localizado no Centro de Florianópolis e logo na esquina, há outro. Por que o futuro hóspede vai se hospedar no seu estabelecimento e não no concorrente? Porque o local que tiver a comunicação mais adequada e que atenda às necessidades dele será o escolhido.

Lembre-se de que as pessoas utilizam o celular o tempo inteiro e todas as informações sobre “locais mais próximos” de onde elas estão certamente irão impactá-las.

O marketing local ajuda a mapear as informações relevantes sobre os clientes e, a partir do momento em que você domina o comportamento das pessoas, poderá compreender melhor o que buscam e, consequentemente, poderá oferecer no seu estabelecimento.

Por que usá-lo?

Utilizar o marketing local no seu estabelecimento traz diversas vantagens, entre elas:

  • Mostra quão próximo seu estabelecimento está;
  • Destaca o seu negócio perante à concorrência;
  • Favorece a fidelização dos clientes;
  • Direciona o seu local às pessoas com o perfil adequado;
  • Possui custo mais baixo se comparado a ações de alcance nacional.

Como aplicá-lo?

Como mencionamos no início, o uso de mídias tradicionais como panfletagem, outdoor, rádio, tv e jornal ainda são muito utilizados para dar destaque à marca. Apoiar eventos que acontecem na cidade também é uma excelente forma de se promover. 

Mas usando o ambiente virtual, as ações de marketing local podem trazer excelentes resultados para que o seu hotel seja localizado rapidamente. Confira algumas dicas para você começar a aplicar essa estratégia no seu estabelecimento. 

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1. SAIBA QUEM SÃO SUAS PERSONAS

Você precisa entender quem é o seu hóspede ideal. Apesar da localização ajudar na segmentação, o ponto crucial é encontrar os detalhes sobre o público: quem é, o que consome, hábitos, idade, preferências etc.

2.TENHA OBJETIVOS DEFINIDOS

Fidelizar clientes? Captar novos leads? Divulgar uma promoção? Onde você deseja chegar aplicando o marketing local? Com o objetivo definido, estabeleça uma meta com prazo determinado para analisar os resultados do trabalho (e do investimento).

3.SAIBA QUAIS FERRAMENTAS IRÁ UTILIZAR

Os recursos para atingir o público são inúmeros, confira em quais você poderá apostar:

  • O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google que permite a inserção de inúmeras informações e atividades – tanto do estabelecimento quanto dos clientes – e ajuda a dar mais visibilidade para seu hotel;
  • O Google Adwords é a ferramenta também do Google para fazer campanhas de links patrocinados, atingindo o público mais adequado para o seu estabelecimento;
  • Apostar em redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube, otimizando as postagens orgânicas selecionando o público desejado;
  • Aplicar estratégias de SEO com palavras-chave e conteúdo para que seu site ganhe destaque e apareça nos primeiros resultados da pesquisa no Google;
  • Investir em site e blog responsivos;
  • Testar campanhas por SMS por geolocalização;
  • Investir em recursos de geomarketing.

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Mas lembre-se: antes de apostar no marketing local, sua equipe de atendimento precisa estar preparada para receber os clientes da melhor maneira. De nada adianta o investimento na estratégia se o hóspede não tiver uma boa experiência no seu hotel!

O marketing local é um excelente aliado para fazer o seu negócio crescer. Agora que você já sabe o poder dessa ferramenta é hora de planejar como você irá aplicá-la aí no seu hotel!


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