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Independente da acomodação e destino, em qualquer lugar que se chegue, o hóspede precisa de orientações gerais e é aí que entra o mensageiro de hotel. Esse é um dos motivos dos estabelecimentos de hospedagem terem sempre o serviço de mensageiro. 

Ele pode ser um funcionário que exerce uma função específica no hotel, como a de recepcionista, e já faz as vezes de orientador dos hóspedes. Mas também, pode ser uma pessoa que exerce o cargo unicamente, essa forma é a mais comum e isso depende do tamanho do hotel e da sua organização.

Por lidar com público, o ramo de hotelaria é bem exigente e requer colaboradores muito bem preparados. 

Diante disso, escrevemos esse artigo para informar sobre tudo o que diz respeito à função de mensageiro de hotel.

Qual a função de um mensageiro de hotel?

Primeiramente, o mensageiro de hotel precisa ter um grande conhecimento das rotinas internas do estabelecimento. Visto que suas funções estão intimamente ligadas à imagem do hotel e ao bem-estar do cliente.

O mensageiro de hotel já se mostra na chegada dos hóspedes, pois é ele quem os recepciona antes de chegarem ao balcão do check-in.  

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Principais funções

As funções desse cargo são muitas, mas todas, diluídas no relacionamento e atendimento do hóspede. 

Veja as mais importantes:

1- Atendimento especializado: o profissional deve ter conhecimento sobre todo o funcionamento do hotel para dar as melhores orientações ao hóspede. Deve entender das situações específicas da recepção, pois assim pode auxiliar o hóspede no que for necessário.

2- Transporte de bagagens: fazer o transporte cuidadosamente das malas do hóspede respeitando uma organização e recolha das malas por tamanho e importância.

3- Acompanhamento dos hóspedes: não é só uma delicadeza, faz parte do trabalho do mensageiro acompanhar o hóspede até o quarto, abrir a porta, apresentar os aposentos, checar equipamentos e demais detalhes.

4- Conferência do apartamento: checar o cômodo como um todo. O minibar, os equipamentos e outros detalhes. Deve mostrar ao hóspede como funciona o ar-condicionado e a TV, por exemplo.

5- Realização de pedidos: O profissional deve ser apto para realizar pedidos de táxi, transportes turísticos e reservas em restaurantes. Ao ser solicitado deve ter a agilidade necessária para conquistar o cliente.

Inglês como um diferencial

Isso não é um cartão de visitas excepcional?

É sim, e por isso, é preciso atentar-se à formação do mensageiro de hotel, inclusive o conhecimento do inglês intermediário é um diferencial, mesmo que o treinamento seja a base para que a função demonstre resultados positivos quando o cliente quiser voltar ao seu estabelecimento.

Em síntese, para a contratação de um mensageiro de hotel é preciso focar no Ensino Médio completo e, também, pedir conhecimentos na Língua Inglesa. 

Esse inglês pedido é o de nível intermediário, isso é dito por que os diálogos que se apresentam no hotel, embora um pouco diversos, tendem a se repetir. 

Assim, o mensageiro terá respostas bem claras para a maioria das perguntas em inglês. 

E, também, o mensageiro é uma das primeiras pessoas procuradas quando os hóspedes têm dúvidas ou problemas, de modo que esse profissional não poderá executar seu trabalho adequadamente se não puder ajudar um hóspede estrangeiro.

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Habilidades e competências necessárias

O mercado hoteleiro tem sempre espaço para o mensageiro de hotel, mas é preciso averiguar se as habilidades e as competências para o cargo estão presentes no candidato.

Primeiro vale lembrar que a competência é o conhecimento que a pessoa adquiriu e isso o dono de hotel tem capacidade de dar por meio de treinamentos. 

Mais importante que isso, é verificar se a pessoa como mensageiro tem a habilidade de colocar em prática o que sabe sobre conduzir a função. 

Por isso, no momento da contração o hotel já deve saber se quer uma pessoa com o conhecimento e a prática prontos, ou seja, com experiência. 

Ou, por outro lado, se a habilidade é vista no candidato, o hotel está disposto a dar um bom treinamento. Nessa hora o lado empreendedor do contratante precisa falar mais alto. E o candidato deve se preparar para essa função!

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Confira algumas habilidades necessárias ao cargo:

  • Boa comunicação: o mensageiro de hotel vai transmitir mensagens orais e escritas e precisa ser assertivo em sua comunicação, usar de clareza e evitar ruídos.
  • Confiabilidade: em várias situações no operacional do hotel o mensageiro é solicitado e isso demanda confiança, um exemplo é a operação do malote de correspondências ou a guarda de algum objeto esquecido pelo hóspede.
  • Ética profissional: um mensageiro está sujeito a vivenciar algumas situações peculiares dos hóspedes e por isso deve manter a ética em seu trabalho.
  • Demonstrar polidez: usar de toda educação para com as pessoas é uma habilidade necessária ao mensageiro do hotel. Isso cativa o hóspede e traz um clima agradável ao ambiente de trabalho.

Por fim, esperamos que este artigo tenha trazido informações para esclarecer quais são as funções e atribuições do cargo de mensageiro de hotel.


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