Apesar de muito temida, a baixa temporada não precisa ser um problema. É normal, em todo o setor de comércio e serviços, ter períodos onde há uma maior procura pelos seus produtos e períodos onde há uma baixa considerável neles.
Então pensamos em cinco dicas que ajudarão você a manter o seu hotel totalmente equilibrado e passar esses meses sem sufocos. Confira.
1 – Saiba quem são seus hóspedes
É certo ter um público-alvo. Contudo, é importante também pensar em perfis sazonais. O tipo de hóspede que viaja na alta estação, não é o mesmo que viaja na baixa estação.
A baixa temporada na hotelaria atrai viajantes mais adultos e corporativos. Também é um período atrativo para quem quer fugir do pico do turismo: praias lotadas, filas grandes, ingressos de atrações locais mais caros, etc.
Saber quem são seus hóspedes fará com que você se comunique melhor com eles. Isso é importante principalmente para o marketing do hotel.
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2 – Ajuste sua tabela de preço
Um dos motivos que leva muitos viajantes a preferirem meses de baixa temporada é a queda de preços de passagens aéreas e outros serviços.
Pensar em trazer as suas diárias também para essa realidade é um fator bastante convidativo para o seu hóspede. Você não precisa reduzir completamente, mas não hesite em dar descontos, principalmente quando hóspede cogitar essa hipótese.
3 – Crie pacotes e promoções para a baixa temporada na hotelaria
Quem disse que a baixa temporada na hotelaria não permite pacotes e promoções? Seja ousado, ofereça descontos em períodos que são atrativos para sua cidade, como feriados, também para grupos e casais, por exemplo.
Você também pode buscar parceiros e melhorar ainda mais a oferta. Um restaurante ou um city tour, por exemplo. Você pode ainda fornecer o transfer do aeroporto até o hotel, entre outras opções. Pense sempre em saídas que estejam dentro da sua realidade financeira. Você não precisa chegar na alta estação com muitas contas para pagar. A intenção é exatamente o contrário.
4 – Descubra quando é seu período de baixa temporada
A baixa temporada na hotelaria não é a mesma para todos. Digamos que você tem um hotel no Nordeste, onde no verão acontece o pico de reservas. Neste mesmo período, em regiões chuvosas, hotéis locais enfrentam sua baixa temporada.
Conhecer o calendário sazonal e festivo da sua cidade ajuda bastante a traçar as melhores estratégias para contornar a baixa temporada.
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5 – Aproveite a alta temporada para promover a baixa temporada na hotelaria
Você pode aproveitar o fluxo de reservas durante toda a alta temporada para fidelizar clientes e convidá-los a retornar para o seu hotel nos meses de baixa.
O que acha de, por exemplo, oferece uma diária gratuita para todas as pessoas que reservarem acima de 2 dias na baixa temporada? Ou dar um desconto de 50% nas reservas antecipadas para todos aqueles que se hospedaram durante a alta temporada e querem retornar?
É preciso aproveitar todos os momentos e promover a sua marca. Ofereça benefícios para os seus hóspedes!
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