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Pagar caro por insumos, equipes maiores que o necessário para o operacional e administrativo, não ter controle de estoques, etc. são problemas frequentes na hotelaria e, com o intuito de te ajudar a não passar por isso, separamos algumas dicas que irão permitir tornar o seu empreendimento mais “enxuto”, lhe trazendo maior rentabilidade e permitindo um gerenciamento mas efetivo.

Veja as dicas:

1 – Defina seu organograma, descreva os cargos e defina procedimentos padrão

Com isto você poderá analisar se realmente precisa do número de camareiras atualmente trabalhando, ou do número de recepcionistas por turno – agregado a isso os procedimentos vão definir um padrão para seu empreendimento e não permitir que cada colaborador do seu jeito – supervisão é fundamental o tempo todo – motive, faça reuniões, avalie o desempenho e dê feedback. Reduzir a rotatividade pode ser um importante redutor de custos e de retrabalho para você.


2 – Não se contente, simplesmente porque o fornecedor de hortifrútis ou laticínios lhe entrega pontualmente todas as semanas ou lhe atende sempre que você liga

Claro que você pode estar em uma localização remota e que recebe poucos fornecedores, se não for o caso, como realmente não é em muitos destinos, pesquise, negocie, pense em compras coletivas com outros empreendimentos, participe de feiras do setor e o resultado pode ser bastante vantajoso.

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3 – Você tem poucos funcionários, um empreendimento ainda muito sazonal, está enquadrado no simples, por que pagar um contador?

Pode parecer estranho, mas existem programas baratos e de fácil manuseio que podem permitir que facilmente você gerencie suas questões tributárias, de folha de pagamento, licenças e taxas periódicas com uma economia substancial


4 – Você retira pró-labore? Ele é fixo, oscila por período do ano ou a retirada acontece de acordo com a rentabilidade do empreendimento?

O que fortemente sugiro, principalmente para aqueles empreendimentos que se localizam em destinos com forte sazonalidade e/ou em processo de consolidação no mercado. Vejo muitas retiradas muito acima da capacidade mensal, principalmente em baixa temporada, o que muitas vezes compromete o fluxo de caixa da empresa e também em muitas situações gera necessidade de se ir aos bancos ou fazer antecipações de cartão de crédito o que é muito oneroso.

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5 – Repense o paradigma das terceirizações

Lavanderia, manutenção, administração de sites, elaboração de newsletters, etc. O mercado mudou, existem equipamentos e tecnologias, mais leves, mais baratas, e de uso mais fácil, faça os cálculos, se não souber fazer chame quem sabe. Mesmo com o investimento inicial a economia ao longo do tempo pode ser substancial.

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6 – Planejamento gera redução de custos

Como está o seu monitoramento de ocupação, diárias médias, formas de pagamento utilizadas, origem de clientes, gastos extras, etc? Monitorar lhe gera possibilidades de planejar estratégias, para vender mais frigobar, room service, baixar ou aumentar diárias, fazer promoções, fidelizar clientes, etc.

Muita gente pode dizer que é muito trabalho para pouco retorno. Lembrem-se que planejamento deve ser feito no mínimo em base anual. Se em cada uma destas 10 ações você economizar R$ 100,00 (tenho certeza que dá para economizar muito mais), são R$ 1,200,00 por mês ou R$ 14,400,00 por ano. Então, é hora de pôr a mão na massa!


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