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Para a gestão dos custos de um hotel, é necessário que o gestor tenha experiência em organizar finanças específicas de hotéis e pousadas, sendo assim, para garantir uma boa administração da rede hoteleira, é preciso identificar quais são os principais custos de um hotel, bem como as opções viáveis para reduzí-los e economizar sem que se comprometa a qualidade do serviço e os lucros do negócio.

Dentre os principais custos de um hotel estão elencados alguns considerados os mais relevantes para que seja feito um bom planejamento e gerenciamento, sendo indispensável tomar conhecimento de sua importância. E também existem custos secundários que causam menos dor de cabeça e impacto financeiro, mas que são absolutamente importantes, pois todos os custos de um hotel devem ser analisados pela gestão.

O verdadeiro sucesso de um negócio dependerá especificamente da qualidade do gerenciamento, por isso, é comum hoje em dia que muitos empreendedores estejam buscando formas alternativas de gestão especializada, através da contratação de uma empresa que realize tais serviços de forma prática, eficaz e totalmente profissional.

Conhecendo os principais custos de hotéis e a importância da gestão responsável

Um dos maiores custos de um hotel, independe do porte ou categoria da rede hoteleira, e é o investimento nos colaboradores e equipe, o que representa um impacto significativo no total dos custos.

Para definir com certeza o custo com colaboradores, é necessário ir a fundo e buscar informações sobre CMV – Custo da Mercadoria Vendida. No caso de um hotel, a mercadoria é a hospedagem, ou a locação de apartamentos por um prazo, normalmente curto, definido.

Quando o CMV é utilizado nos cálculos (ele considera todos os custos antes de precificar um produto ou serviço), é possível ver que o ideal é manter estes custos entre 30 e 35% do total de gastos.

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Custos de um hotel: equipe

Em se tratando de pessoal, existe uma quantidade de valores importantes envolvidos no processo de contratação, por exemplo, onde a carga tributária é alta, além dos encargos sociais, faz com que essa etapa seja um dos maiores desafios para a gestão dos custos de um hotel.

Ainda a respeito dessa questão de custos com colaboradores, algumas alternativas podem se tornar uma solução bastante econômica em longo prazo. Nas categorias de limpeza ou almoxarifado, por exemplo, existe a opção de terceirização de serviços, mas ainda assim, é necessário calcular o custo/benefício minuciosamente para tomar a melhor decisão para o desenvolvimento do negócio.

Complementando essas considerações, é importante destacar a eficiência de uma equipe bem integrada, pois é comprovado que a produtividade de trabalhadores satisfeitos é superior a de uma equipe desinteressada e desmotivada, até mesmo devido aos riscos de demissão, que podem chegar a atingir gastos de até R$900 bilhões por ano. Por essa razão, um sistema eficiente conta com uma boa administração e motivação de funcionários, trazendo lucros através do desenvolvimento profissional de cada colaborador.

Um outro meio de reduzir custos de um hotel em relação ao corpo de funcionários é a prática de treinamento de funções, que representa um modo de capacitação profissional para os colaboradores para melhor desenvolvimento.

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Em relação ao serviço de quarto, a implementação de uma lista de tarefas concisas e que sejam suficientes para manter o quarto em ordem ajuda a promover eficiência nos processos e evita o desperdício de tempo nas funções. Isso também possibilita a contratação de uma equipe menor, porém muito mais prática e eficiente, já que na gestão de um hotel o serviço de quarto pode compor cerca de 61,7% dos gastos, um dos maiores custos do total.

Comunicação e Marketing

Os gastos com marketing também representam um peso considerável nos custos de um hotel, e por se tratar de um investimento é necessário que haja empenho em promover o status do hotel para assim receber o retorno esperado em clientela e lucro.

As estratégias de marketing variam de acordo com a categoria de cada negócio, podendo ser muito bem elaboradas e certeiras, além de trazer muito retorno, mas isso dependerá da possibilidade de investimento do empreendedor e do time que executará. A promoção do negócio é imprescindível para todo empresário que deseja sucesso e ascensão, porém até mesmo as estratégias mais simples sempre representam uma parcela grande nos gastos.

O melhor a fazer em situações em que o objetivo é investir em marketing de forma precisa é consultar uma empresa especialista em gestão de hotéis, que poderá calcular o quanto de investimento é necessário para gerar hóspedes interessados, somando o valor dos investimentos em marketing e dividindo pelo número de clientes já conquistados num determinado período. Assim é possível definir e controlar melhor os custos de um hotel com este serviço, e reformular ou parar as estratégias que não estejam oferecendo o retorno esperado e gerando gastos dispensáveis no fim das contas.

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As alternativas diversificadas também garantem um melhor posicionamento em relação a divulgação para que se possa analisar a forma que mais corresponde aos lucros e gera maior promoção. Um bom exemplo é ocupar variados espaços, como:

  • redes sociais variadas;
  • agências de viagem;
  • envio de e-mail mkt;
  • divulgação impressa;
  • assessoria de imprensa;
  • outros.

São ótimas alternativas para propagação dos serviços do hotel, mas claro, a eficácia depende de saber onde seu público está.

A melhor gestão especialista nos custos de um hotel

Após uma análise bastante aprofundada da situação, os profissionais se dedicam a elaborar estratégias técnicas que visam a melhoria total dos pontos fracos do negócio.


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