Hoje em dia, os turistas costumam usar sites de metabusca para comparar preços de voos, procurar lugares para ficar e fazer reservas para suas viagens. O site de metabusca agrega dados de outros mecanismos de pesquisa para produzir uma lista de resultados de diversas fontes encontradas pela internet, por isso é importante os anúncios.
No caso do setor de turismo, os mecanismos de metabusca possibilitam a comparação das tarifas de quartos oferecidas por diversas agências de viagens online (OTAs) e outros sites de reservas, tudo em um só lugar. Google, Tripadvisor, Kayak, e Trivago são exemplos de protagonistas da metabusca para viagens. A proposição de valor do uso desses sites é a possibilidade dos turistas de pesquisar a disponibilidade e comparar os preços que estão em toda a internet, inclusive OTAs e sites de hotéis importantes.
Qual é a diferença entre anunciar em mecanismos de metabusca e anunciar em uma OTA? Em vez de pagar uma comissão por reserva a uma OTA, o custo pago pelos hotéis é por clique ou por aquisição (reserva). Em outras palavras, você só paga quando um hóspede em potencial clica em seu anúncio ou faz a reserva. É possível até mesmo definir o valor do lance desejado para cada clique (ou reserva) e ajustar os lances para otimizar sua estratégia geral.
Conheça os protagonistas dos anúncios de metabusca
O Google introduziu uma dinâmica fascinante no setor de turismo. Com as campanhas para hotéis do Google Ads, você pode mostrar seu hotel no Google.com e Google Maps em computadores, tablets e celulares. Recentemente, o Google integrou seu Hotel Finder à página normal de pesquisa, permitindo visualizar listas de hotéis com preços, fotos, avaliações e panoramas do Street View. O principal é que seu anúncio e marca aparecerão em local nobre, bem ao lado das OTAs. Veja, por exemplo, o caso de um cliente da Cloudbeds, a Pension Santa Elena abaixo.
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Trivago
A Trivago revela que o site recebe 2 bilhões de acessos por ano e oferece uma ferramenta chamada Rate Connect, que funciona como uma campanha de CPC (com Custo por Clique) com um orçamento mensal fixo determinado por você. Quanto às avaliações, o Trivago publica uma pontuação chamada “Rating Index”, baseada em opiniões reunidas de sites de viagens por toda a internet, como Expedia e Hotels.com
TripAdvisor
O TripAdvisor tem sido um elemento básico no setor de turismo já por mais de uma década. Ele oferece várias opções que os hotéis podem usar para conseguir mais reservas. O TripAdvisor aos poucos tem deixado mais de lado o recurso de Reserva Rápida , que permite aos hóspedes fazer reservas dentro do próprio TripAdvisor. A empresa tem dado preferência às campanhas de CPC, que, como deve ter percebido, seguem a mesma abordagem dos outros protagonistas da metabusca ao gerar reservas.
Além desses 3 protagonistas, há outros mecanismos de metabusca, como Kayak, Skyscanner, Wego, Nozio e Swoodoo. Quem sabe se gigantes como Facebook ou Amazon também entrarão no ramo do turismo? Só o tempo dirá. É interessante ficar de olho nesse espaço, e ficamos na expectativa de mais consolidação.
Estratégias e dicas para ter sucesso com a metabusca
A metabusca vem crescendo e ficará cada vez mais inteligente
Com o desenvolvimento do machine learning e outras tecnologias, os sites de metabusca ficarão cada vez mais inteligentes. Pode apostar que o Google já sabe sua idade, localização, hobbies e interesses. Embora a ideia desse poder todo possa parecer assustadora, já é uma realidade, e os mecanismos de metabusca continuarão a aproveitar esses dados para auxiliar as empresas a alcançar os clientes ideais com seus anúncios (lhe proporcionando hóspedes ideais). Por exemplo, você pode direcionar uma campanha de anúncios de seu hotel no Google para aqueles que viajam a negócios durante a semana ou turistas estrangeiros nos fins de semana.
Nova oportunidade para estabelecer e deter a relação com o hóspede
Um dos grandes diferenciais da metabusca é que os turistas podem fazer a reserva diretamente em seu próprio site, em vez de uma OTA fazer a intermediação. Mas quando um turista chega até seu site, seu motor de reservas deve ser moderno, fácil de usar e transmitir segurança para que o hóspede realmente conclua a reserva. Motores de reservas também devem estar perfeitamente integrados ao seu site. Visto que o Google e outros mecanismos de metabusca enviam tráfego não só de computadores, mas também de celulares, é fundamental que seu site seja projetado para todos os tipos de dispositivos móveis, inclusive celulares.
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Acima de tudo, a metabusca lhe permite ter o controle real do relacionamento com o hóspede, visto que recebe os dados de contato dele de forma direta. Assim, você detém a relação com o hóspede e elimina intermediários. Com comunicação e marketing habilidosos por e-mail, é possível fidelizar os hóspedes, que farão a reserva diretamente com você na próxima vez.
Otimizar campanhas de anúncios para pagar menos comissões
O modelo de metabuscas é diferente daquele que utiliza as OTAs, mas com certeza não é gratuito. Apesar disso, com novas ferramentas como o AdsHotel, você tem um painel de controle central para monitorar os gastos com anúncios e otimizar suas campanhas. É possível inclusive definir um orçamento fixo por canal. E se a ideia de ter de gerenciar orçamentos o assusta, o AdsHotel lhe oferece tecnologia de inteligência artificial de ponta para ajudá-lo a tomar decisões estratégicas.
Tenha em mente que a melhor reserva é aquela que paga mais em valor ao estabelecimento (RevPAR total) e é adquirida com a menor despesa possível (Custo de Aquisição de Clientes ou CAC). Mesmo assim, poderíamos dizer que um hóspede obtido por metabusca é mais valioso, pois dessa forma há a oportunidade de novas vendas a ele sem pagamento de comissão. Também é importante lembrar que não se pode adotar uma atitude comodista na gestão das campanhas com anúncios, ou seja, configurar no início e deixar “no piloto automático”. É preciso monitorar e gerenciar ativamente seu orçamento a fim de garantir o máximo retorno sobre o investimento (ROI).
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A importância de boas práticas de Revenue Management
Sua estratégia de preços faz diferença, especialmente com a metabusca. Colocar anúncios em mecanismos de metabusca lhe dá a mesma visibilidade que algumas das maiores OTAs. Assim, é preciso cuidar para que suas tarifas diretas sejam competitivas em relação às suas tarifas nos canais de terceiros. Sem paridade das tarifas, seus anúncios não serão tão eficazes e a campanha não dará tanto retorno. Um channel manager é essencial para conseguir manter paridade das tarifas em todos os canais. Tudo precisa estar em harmonia — desde o PMS e ferramenta de Revenue Management até seu motor de reservas e channel manager. Talvez sejamos suspeitos para falar, mas eis um ótimo motivo para usar uma solução tudo-em-um.
Para lançar sua campanha hoteleira no Google Ads, precisará trabalhar com um Integration Partner (parceiro de integração) autorizado. Esses parceiros fornecem as tarifas e disponibilidade do seu hotel para o Google.
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