Atualmente, investir nas redes sociais é uma das ferramentas mais importantes de marketing para promover o seu hotel. Ela pode proporcionar ao seu estabelecimento hoteleiro visibilidade sem precedentes.
É possível promover as características e serviços de seu estabelecimento hoteleiro, bem como interagir com hóspedes e clientes em potencial através de diversos canais sociais. Esses canais lhe dão também a oportunidade de promover a proposta de seu hotel e não divulgá-lo só como um lugar para passar a noite.
Os canais de mídia social permitem que as marcas se comuniquem diretamente com os hóspedes e estabeleçam relações motivadas com eles. Visto que viagens são, fundamentalmente, vivências altamente pessoais que motivam as pessoas a compartilhar e pesquisar imagens e vídeos inspiradores, hashtags turísticas e depoimentos, a mídia social é a plataforma perfeita para promover esse rico conteúdo.
Promover o seu hotel nas redes sociais é uma boa estratégia
Objetivos na mídia social
Os objetivos de suas campanhas de marketing e nas redes sociais realizadas através de ferramentas de gerenciamento devem ser:
– Interagir e colaborar com hóspedes atuais e futuros;
– Dar voz à sua marca de forma a atingir especificamente seu público-alvo;
– Agregar dados do mercado em tempo real e compreender as métricas do seu negócio;
– Otimizar campanhas publicitárias;
– Promover produtos, serviços, promoções, sorteios, etc.
Veja 9 maneiras em que as redes sociais ajudam a divulgar seu hotel
1. Dar voz à sua marca e comunicar os valores dela
A maioria dos estabelecimentos tenta fazer nome nas redes sociais. A verdade é que é fácil se perder em meio à multidão nesse espaço. A estratégia principal para se destacar é desenvolver a voz da marca e comunicar os valores dela sempre com coerência para atrair turistas com interesses afins à sua propriedade. Quer a identidade da sua marca seja informal e amigável, sofisticada e luxuosa, dinâmica e aventureira ou qualquer outra combinação, ela deve ser exclusiva e corresponder aos valores da sua marca.
Quando tiver encontrado a voz da sua marca, é importante cuidar para que a comunicação visual, descrições e interações com os clientes sejam todas coerentes com a cultura da marca, seguindo as diretrizes dela sempre que possível.
2. Criar conteúdo compartilhável
Criar conteúdo compartilhável, ou até mesmo viral, é uma arte. Para acertar, é preciso entrar na mente do seu público, inspirando-o e instigando-o a querer viajar e ficar em seu estabelecimento hoteleiro. Como estabelecimento, é importante enfatizar as características distintivas do seu hotel, incluindo aspectos como design exclusivo, bela localização, especialidades da gastronomia local e atrações próximas dignas de menção.
3. Oferecer promoções exclusivas
Os seguidores das redes sociais geralmente interagem com empresas e marcas porque são clientes fiéis ou admiram o conteúdo publicado nesses canais. Para cuidar do relacionamento com os seguidores do seu hotel, tente oferecer descontos exclusivos para recompensar a fidelidade deles. Essa abordagem mostra aos hóspedes anteriores e em potencial que você valoriza a fidelidade deles e que deseja recompensá-los por isso.
Os hotéis podem aumentar a interação e ampliar seu público recompensando turistas por usarem as redes sociais para divulgar a marca deles. Você pode até mesmo retribuir seguidores com cortesias no estabelecimento, como drinks grátis e vouchers de desconto, apenas por seguirem sua página. Assim, não só o número de seguidores cresce, mas também há maior incentivo para que tomem a iniciativa de visitar seu estabelecimento hoteleiro.
4. Criar concursos em diversas plataformas
Elaborar concursos em diversas plataformas gera interação com uma parte maior de sua clientela. Usar mais de uma plataforma também ajuda a criar conteúdo gerado por usuários que tem mais probabilidade de ser compartilhado. A propaganda boca a boca é uma ferramenta de marketing muito eficaz que ajuda a aumentar seu público e seguidores na mídia social. Além disso, envolver os seguidores em concursos pode criar uma relação mais pessoal.
Concursos como “crie uma legenda para esta foto”, prêmios (marque 2 amigos nos comentários para ganhar um pernoite), jogos de perguntas com prêmios, concursos de compartilhamento da melhor foto de viagem (o hóspede aparece então na sua página da rede social, gerando fotos autênticas de hóspedes) são exemplos de concursos comuns na mídia social.
5. Gerenciar sistematicamente as páginas sociais
O marketing nas redes sociais geralmente não dá resultados da noite para o dia. É preciso persistência e uso contínuo. Para manter envolvimento ativo e gerar novas reservas, é preciso:
– Publicar atualizações com regularidade;
– Responder prontamente a perguntas de possíveis clientes;
– Adicionar novas imagens de alta qualidade;
– Mostrar as melhores características de seu estabelecimento hoteleiro;
– Promover momentos e sensações únicas para os hóspedes.
Entrar nas suas contas de rede social uma por uma para criar publicações diariamente pode ser demorado. O uso de ferramentas como Hootsuite ou SEMrush ajuda você a gerenciar suas contas, programando publicações futuras em lote, visualizando e administrando todas as plataformas de mídia social em um só painel de controle.
6. Use influenciadores digitais para ganhar visibilidade
Os influenciadores digitais são pessoas com muitos seguidores e uma forte marca pessoal que têm sido bem usados pelas empresas e estabelecimentos hoteleiros para dar publicidade às suas marcas. Essas pessoas, que normalmente não são celebridades, em geral são vistas por seus seguidores como representantes das marcas; pessoas que falam por experiência própria.
O atrativo da colaboração com influenciadores digitais é poder alcançar milhares, às vezes milhões, de pessoas que não estão em seu público-alvo normal e que talvez se interessem em ficar em seu estabelecimento hoteleiro. Geralmente o custo dos influenciadores digitais é uma estadia grátis no hotel com alimentação, bebidas e atividades oferecidas como cortesia.
7. Usar hashtags turísticas
Hashtags turísticas podem aumentar, e muito, sua visibilidade em diversas plataformas. Incluir hashtags de viagens de modo estratégico no seu conteúdo torna seus posts de mídia social mais acessíveis nas buscas feitas por potenciais hóspedes. Pesquise e sonde alguns de seus concorrentes para encontrar hashtags turísticas relevantes à sua marca que ajudarão a dar visibilidade ao seu estabelecimento hoteleiro. Além disso, pense na possibilidade de criar uma hashtag própria, exclusiva, e incentive os visitantes a usá-la para gerar conteúdo original, criado por usuários, para sua marca na plataforma.
Uma dica é usar o recurso de busca de “tags” do Instagram para ver fotos que estão usando a mesma hashtag que você planeja usar e descobrir outras hashtags turísticas que possa copiar. Outra opção é usar uma ferramenta como o Hashtagify para pesquisar mais a fundo e sempre encontrar as hashtags de viagem mais populares e em alta para sua propriedade.
8. Fazer bom uso de publicidade paga
Outra ferramenta de marketing útil é a de campanhas pagas em mídia social. Esses anúncios podem render bons resultados sem o enorme gasto envolvido na publicidade tradicional devido ao direcionamento minucioso ao público-alvo disponível nas plataformas de mídia social. Algumas vantagens dessa abordagem:
– Recursos integrados de retargeting (mostrar anúncios para quem já demonstrou interesse);
– Possibilidade de anunciar a públicos incrivelmente específicos;
– Enorme alcance em potencial.
Anúncios no Facebook talvez sejam o modo mais popular de atingir seu público-alvo pelas redes sociais. Na plataforma Gerenciador de Anúncios do Facebook também é possível criar publicações de anúncios para o Instagram. Os anúncios do Facebook permitem alcançar seu mercado turístico ideal, através da criação de públicos-alvo bem específicos com base em características como: idade, interesses, localização, lugares visitados recentemente, renda, entre outros.
9. Conseguir reservas diretas pela mídia social
Quando você usa um motor de reservas embutido na sua página do Facebook, os visitantes da sua página podem fazer a reserva imediatamente ali mesmo, sem precisar sair do Facebook e entrar em seu site. O mesmo motor de reservas que aparece em seu site pode ficar diretamente em sua página do Facebook com praticamente nenhum esforço adicional. Assim, os visitantes poderão ver as tarifas, disponibilidade e fazer reservas em uma só etapa simples.
As redes sociais são uma ferramenta de marketing para hotéis usada por centenas de milhões de pessoas todos os dias. Desenvolver uma presença eficaz na mídia social é um empenho que lhe dará vantagem competitiva, podendo resultar em hóspedes fiéis para a vida toda.
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