Ter um time diverso, no qual haja equilíbrio e igualdade de gênero, deve fazer parte do pensamento e da prática de empresas que se posicionam de forma consciente e menos excludente. A presença das mulheres na hotelaria é fundamental para expansão e melhor desempenho do setor.
No ramo da hospedagem não tem porque ser diferente. Um hotel ou pousada que conta com um número representativo de mulheres em todas as ocupações – da arrumação à gerência – agrega mais valor ao seu modo de atuar, de enxergar as possibilidades, de realizar e de encontrar soluções mais criativas e diferentes.
Longe de qualquer estereótipo que aproxima as mulheres de atividades relacionadas ao cuidar e ao servir, a presença feminina com expressão na hotelaria deve ser vista como uma conquista que considera preparo, formação, conhecimento, competências e oportunidades.
Assim, para que haja um encontro cada vez mais promissor e feliz entre as mulheres e o setor hoteleiro, preparamos este artigo que traz um pouco do cenário atual. Acompanhe a leitura.
Leia mais: Hotelaria na pandemia: como seguir o novo normal de forma eficiente
Mulheres e o mercado de trabalho
Mais da metade da população brasileira. Isso mesmo, as mulheres representam 51,8% do total de pessoas do país. E, no entanto, mesmo sendo maioria, as mulheres ainda não são vistas em muitos espaços, infelizmente.
Há um longo caminho que vem sendo percorrido pelas mulheres para que elas possam estar em ambientes antes não permitidos ou em ambientes nos quais não eram bem-vindas.
No início da hotelaria, inclusive, a utilização da mão de obra feminina era proibida. Hoje, as mulheres têm ampliado sua participação dentro desse mercado e alcançado cargos de supervisão e gerência.
No entanto, há ainda muita discrepância em relação à presença de homens e mulheres em cargos de liderança. No Brasil, elas ocupam somente 19%, enquanto a média mundial é de 27%.
Outro enfrentamento quando se fala em mulher no mercado de trabalho é a questão salarial. Segundo uma pesquisa do IBGE, o salário das mulheres é, em média, 22% menor que o dos homens.
Mulheres e atuação na hotelaria
A hospedagem nasce do receber, do acolher e do cuidar de outra pessoa que vem de fora. Assim, atuar dentro da hospitalidade é estar em contato direto com outras pessoas, com o elemento humano, é criar e manter relações que oferecem segurança, serviços e alimentação.
Dessa forma, há logo uma associação direta entre o trabalho em hotéis e pousadas e as mulheres e as suas pré-definidas competências femininas de cuidado e servir.
Mas é preciso transpor esse estereótipo da mulher no âmbito doméstico e enxergá-la para além desse lugar. Da arrumação dos quartos, do cuidado com o enxoval, dos preparos na cozinha, passando pela recepção, pela gerência, pelo marketing e chegando a gestão, as mulheres podem e devem estar presentes em todas as áreas para um ambiente mais heterogêneo e equânime.
Leia mais: Veja 5 dicas de arrumação de quartos para hotelaria e anfitriões
Em Comportamento Organizacional em Hotéis e Restaurantes: uma perspectiva internacional, o autor defende que as mulheres podem ter aptidões muito maiores que os homens, especialmente, nos cargos estratégicos, pois, das 16 competências consideradas decisivas para exercer funções de comando, o público feminino se destaca em 12, de acordo com pesquisa da Harvard Business Review.
No entanto, é sabido que há muitos desafios enfrentados pelas mulheres para que possam exercer os cargos de liderança, por conta das dificuldades em conciliar as demandas da vida pessoal e do trabalho.
Assim, para que o setor da hotelaria possa se beneficiar da presença feminina em suas administrações, é fundamental que haja capacidade de flexibilização por parte da empresa para que, de maneira crescente, possam se abrir e receber as mulheres em todos os níveis, em todos os cantos.
Dados sobre presença feminina nos hotéis
Hotéis e pousadas que têm em seu quadro de funcionários um índice expressivo de mulheres têm uma visão mais ampla das necessidades humanas e expandem a capacidade de comunicação com seus variados públicos. Os estabelecimentos com diversidade tendem a ser mais receptivos, o que é fundamental quando se fala em hospedagem, não é?
Na contramão da tendência histórica, uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR), em hotéis de São Luís do Maranhão, mostrou que o papel de liderança das mulheres nos estabelecimentos da cidade ocorre de maneira acentuada, uma vez que 77% ocupam os cargos de alta gerência.
O levantamento observou que, em 57% dos casos, a ascensão no cargo aconteceu por meio de promoções internas. Estas iniciativas fortalecem e reforçam a importância das empresas do setor hoteleiro contarem com planos de carreira voltados às mulheres e suas especificidades.
Leia mais: Hotelaria: uso de protetores de colchão reduzem contaminação e possíveis prejuízos
Mulheres bem-vindas no setor de turismo e hotelaria
Diante dos cenários apresentados, pode-se observar que os mercados do turismo e da hotelaria são, hoje, bastante receptivos às mulheres. São áreas com oportunidades reais e que abrem espaço para a presença feminina.
O setor do turismo é considerado, inclusive, pela Organização Mundial do Turismo (OMT), como a indústria que mais tem chances de empregar mulheres e minorias pelo seu grande alcance e oportunidades.
Assim, ao olhar para as relações entre gênero e mercado de trabalho, os setores do turismo e da hotelaria, diante da capacidade que têm de movimentar economias, são espaços reais para alteração de determinados padrões sociais e para promoção de mudanças, concretas, que reduzam as desigualdades de gênero entre mulheres e homens.
Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS
Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.