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No setor de distribuição há dois conceitos importantes na área: o de logística inbound e logística outbound. Ambos os termos fazem parte do dia a dia dessas empresas, mas nem sempre os profissionais os dominam com clareza e é comum que surjam dúvidas entre eles.

Com isso, preparamos um post exclusivo sobre esses conceitos, evidenciando as suas principais características e diferenças. 

O que é logística inbound?

Já foi o tempo em que a logística se limitava apenas a setores operacionais, no qual o mais importante para as empresas era entregar dentro dos prazos estabelecidos e com a total integridade dos produtos. No entanto, a dinâmica do mercado, o aumento da concorrência e clientes cada vez mais exigentes fizeram com que os gestores aprimorassem ainda mais as suas operações e buscassem soluções mais eficientes.

A partir desse momento, as empresas começaram a “olhar pra dentro” de seus armazéns também, considerando que toda a cadeia de suprimentos fazia parte da logística estratégica e que cada etapa interna, do recebimento de insumos à expedição, poderia gerar impactos essenciais para o sucesso das entregas.

Essa gestão de movimentação interna e armazenagem é o que caracteriza o conceito de logística inbound.

Quais tarefas fazem parte da logística inbound?

Podemos considerar que as tarefas de logística inbound estão ligadas a todas as etapas da intralogística, desde o recebimento de materiais nas docas, até, finalmente, a expedição para a entrega ao cliente. É fundamental que cada processo interno esteja devidamente integrado — afinal, quão maior for o nível de otimização atingido pela empresa, melhor será a eficiência do supply chain.

Leia mais: Entenda o que é logística integrada e qual a sua importância

Para ficar mais claro, confira as principais tarefas da logística inbound:

  • recebimento de materiais;
  • embalagem e paletização;
  • cadastro e endereçamento;
  • armazenagem;
  • picking;
  • expedição;
  • inventários.

O que é logística outbound?

Em geral, a logística outbound se caracteriza pela distribuição de seus produtos. Ou seja, está ligada diretamente às entregas da empresa. No entanto, em tempos de logística 4.0, o conceito não deve se limitar apenas ao controle de prazos e da confirmação de recebimento por parte do cliente.

Há, na verdade, uma infinidade de fatores estratégicos englobados nesse processo que precisam ser geridos e monitorados, podendo ter o apoio e a facilidade das novas ferramentas tecnológicas, como roteirizadores, sistemas de rastreamento, check-in e checkout automáticos, entre outros.

Quais tarefas fazem parte da logística outbound?

Conforme resumimos um pouco acima, hoje, o conceito de logística outbound pode ser muito mais amplo do que simplesmente um controle básico de suas entregas. A partir do momento em que o um pedido é faturado e expedido, inicia-se uma série de processos externos que devem ser geridos e monitorados pela empresa.

Para entender melhor, destacamos a seguir as principais tarefas que podem ser consideradas dentro de sua gestão de logística outbound. Confira!

  • conferência de notas fiscais e de documentos de transporte;
  • roteirização das entregas;
  • monitoramento da entrega;
  • gestão de custos operacionais (combustível, pedágios, pernoites de motoristas etc.);
  • transferências de cargas entre armazéns e centros de distribuição;
  • devoluções;
  • logística reversa;
  • fretes de retorno.

Leia mais: Veja as vantagens da logística colaborativa para o seu estabelecimento

Por que é tão importante diferenciar logística inbound e logística outbound?

Dominar ambos os conceitos é um fator importante para o gestor de logística, tendo em vista que cada etapa requer ações e planejamentos diferentes. Apesar disso, é fundamental que toda a cadeia de suprimentos esteja devidamente integrada e que os dois setores, inbound e outbound, se comuniquem com eficiência.

Na prática, no entanto, não basta apenas saber diferenciar os conceitos de logística inbound e logística outbound. É preciso entender in loco o que de fato distingue uma operação da outra. Para facilitar esse entendimento, destacamos algumas das principais características de ambos os setores. Vamos conferir?

Integração com a cadeia de suprimentos

Quando falamos de supply chain, consideramos englobar todo o ciclo logístico que uma entrega precisa atender, ou seja, desde o recebimento do material no armazém, até a chegada na porta do cliente. Porém, ao separamos os conceitos de logística inbound e logística outbound, naturalmente percebemos que as etapas internas demandam uma integração muito maior.

Afinal, os processos na intralogística são muito mais complexos e requerem uma comunicação muito maior entre os setores envolvidos do que a entrega em si, partindo do recebimento, passando pelo endereçamento no estoque, da armazenagem, do picking e da expedição. Qualquer gargalo ou falha dentro dessa cadeia pode afetar diretamente no atendimento ao cliente.

Infraestrutura

Outro ponto importante para diferenciar a logística inbound e logística outbound é o tipo infraestrutura que ambos os setores precisam gerir. Hoje, a terceirização de serviços já faz parte de toda a cadeia de suprimentos, sendo possível encontrar parceiros tanto para a gestão de estoques, como para o monitoramento das entregas.

De uma forma geral, a infraestrutura associada a logística inbound está ligada aos sistemas de armazenagem, racks, porta paletes, cantilevers, mezaninos industriais, empilhadeiras, softwares de gestão etc.

Já a logística outbound necessita de uma infraestrutura mais móvel, como veículos, tecnologias de rastreamento, aplicativos de comunicação etc.

Ferramentas tecnológicas

Em tempos de logística 4.0, não faltam ferramentas tecnológicas para logística inbound e logística outbound. De forma básica, duas soluções essenciais nos dias de hoje são os sistemas WMS (Warehouse Management System) e o TMS (Transportation Management System), respectivamente para gestões internas e externas da cadeia de suprimentos.

Leia mais: Conheça as características do gestor de logística moderno

Além desses, coletores de dados, etiquetas RFID, Inteligência Artificial, aplicativos de roteirização, monitoramento e comunicação já fazem parte da rotina de muitas empresas de logística.

Dessa forma, ressaltamos a importância do conhecimento dos conceitos de logística inbound e outbound por parte das empresas e de uma autogestão de cada um desses setores dentro da cadeia de suprimentos. Por fim, a integração de cada etapa e processo intrínsecos às referidas áreas é fundamental para o sucesso de qualquer operação.


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