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O Cross Border é a Troca de mercadorias através de uma fronteira. Nos últimos anos o comércio global causou um aumento substancial no transporte cross border ou transfronteiriço, o que, por sua vez, criou grandes oportunidades de internacionalização para companhias de todos os tamanhos.

Para conseguir um transporte transfronteiriço eficiente é necessário encontrar um operador logístico ou transportador que tenha experiência comprovável, infraestrutura para garantir o transporte de mercadoria de forma confiável e sem interrupções e pessoal bilingue que opere 24 horas por dia, sete dias por semana.

Da mesma maneira, em sua estratégia de transporte, as companhias devem levar em conta estes três fatores quando se deseja considerar os transportes internacionais:

Unidades de transporte transfronteiriças México – USA

O caminhão é a principal forma de transporte no continente americano, razão pela que as companhias devem buscar operadores que proporcionem este serviço, que é mais econômico que o aéreo e mais rápido que o marítimo.

Transporte transfronteiriço na região do Sudeste Asiático

Apesar das complicadas situações fronteiriças que existem na Tailândia, Indonésia, Malásia, Cingapura e Filipinas, as demandas de logística e transporte aumentam a cada dia graças ao desenvolvimento da economia regional.

Os portos da Tailândia e da Malásia são boas opções como portas de entrada para áreas sem infraestrutura portuária desenvolvida.

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Entradas no Leste Europeu por terra

A Europa Central e o Leste Europeu contam com poucas entradas a partir da Ásia. De fato, são consideradas áreas difíceis para se fazer entregas.

No entanto, Viena é considerada uma boa opção para começar uma rede de transportes nestas regiões.

Desafios envolvendo o transporte transfronteiriço

Os tratados de comércio aumentaram as importações e exportações a nível mundial. No entanto, existem vários desafios que os transportadores cross border devem superar, a principal é a documentação.

Como os transportadores devem atender um grande número de cargas, devem declarar com precisão a classificação, a avaliação e o país de origem dos produtos, e geralmente, devem fazer isso em diferentes idiomas.

Se o processo de documentação não for realizado corretamente desde antes do carregamento, seguramente haverá atrasos (dias ou semanas) na alfândega, o que faz com que possivelmente não volte ao vendedor original e o cliente não obterá seu reembolso.

Outros desafios no comércio transfronteiriço são a falta de vistos e permissões dos motoristas de unidades, o cálculo errado da demanda do cliente em um mercado particular, a liquidação de devoluções e a venda através de múltiplos canais com diferentes requisitos.

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Como escolher um transportador transfronteiriço?

Estas são algumas capacidades que devem ser consideradas ao se escolher um fornecedor de cross border:

  1. Segurança: refere-se à segurança que os fornecedores têm ao cruzar a fronteira e ao manejar a carga e a reputação da marca, bem como à economia de tempo no transporte. Inclui tecnologia de acompanhamento e localização, alertas, motoristas certificados, frota com manutenção, planejamento de rotas seguras e seguro de responsabilidade civil por carga.
  2. Ativos: quer dizer a capacidade de tomar rapidamente o controle da carga para gerar economias de tempo e dinheiro. Os melhores fornecedores investem em suas próprias unidades e equipamentos e garantem sua disponibilidade.
  3. Representação local: ou seja, conhecer os países, suas rotas, procedimentos alfandegários e negócios locais para garantir soluções rápidas e efetivas.
  4. Opções multimodais: isto é, considerar alternativas intermodais de acordo com localização, prazos, volumes e frequência, e que possa responder em casos de más condições climáticas e políticas.
  5. Experiência em transporte transfronteiriço: refere-se a selecionar a um operador que tenha anos de experiência em carregamentos internacionais e que saiba lidar com complexidades que possam acontecer.

Conseguir operações estáveis em mercados diferentes é possível; não obstante, implica desenhar modelos de transporte otimizados que considerem as últimas regulações alfandegárias e de trânsito.

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Para gerenciar o comércio cross border é necessário contratar um operador logístico que ofereça soluções de administração de devoluções e logística reversa com o fim de reduzir os custos dos retornos e aumentar as margens de lucros. Desta maneira, as devoluções inclusive podem se converter em uma vantagem competitiva.


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