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Todas as empresas tem objetivo de crescer e ter sucesso no mercado, para isso aconteça é necessário fortalecer a marca, buscar clientes e conquistar mais público. Conheça seis estratégias de marketing na construção civil que vão alavancar seu negócio, e veja como algumas empresas as utilizam.
1. Crie um site
A sua empresa aparecerá nos resultados da busca? Se a sua empresa não existe na internet é como se não existisse na vida real. Por isso, o primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing na construção civil é criar um site. E nada de extravagâncias aqui. É bem mais simples do que você imagina.
Entre o registro do domínio, a hospedagem do site e o template, ou seja, a “cara” do site, você terá investido menos de R$ 20 por mês. Plataformas como WordPress, por exemplo, disponibilizam templates gratuitos para domínios personalizados.
São necessários poucos cliques para lançar sua empresa ao mundo e o custo é mínino se comparado à possibilidade de retorno para o seu negócio.
2. Crie e mantenha em dia uma página nas redes sociais
As redes sociais são importantes para gerar tráfego para o seu site e para manter clientes e prospectos informados.
Nesse início, escolha uma ou duas, no máximo. Faça uma pesquisa rápida: onde está seu público-alvo? No Facebook? Twitter? Se as imagens forem seu ponto forte, que tal o Instagram ou Pinterest?
Agora espalhe a notícia ao mundo, peça a parceiros que publiquem a novidade e conte com sua rede de relacionamento para angariar seguidores.
Peça para que clientes avaliem sua empresa. Preencha informações como nome, endereço e telefone, informe horário de funcionamento e indique seu site. Lembre-se que esse é mais um canal de comunicação e, novamente, a empresa precisa ser ágil nas respostas.
3. Produza conteúdo de qualidade para atrair seu público-alvo
O conteúdo funciona como a porta de entrada para seu negócio. Por meio de textos interessantes, bem escritos, com informação útil, sua empresa vai atrair e reter clientes e gerar receita.
Por meio de conteúdo, sua empresa melhora o relacionamento com os clientes, aumenta o engajamento com a marca, melhora sua visibilidade on-line, ganha seguidores, torna-se referência ao nutrir seus leitores com informação de qualidade, aumenta as vendas e fecha o ciclo ao trabalhar também a comunicação pós-venda.
Também podem ser publicados nas redes sociais, com chamadas criativas, afinal, elas são ótimos canais para divulgar seu conteúdo e, claro, atrair tráfego para o seu site.
4. Capte os e-mails dos leitores do seu conteúdo
Agora que você já tem o seu site e produz conteúdo de qualidade, é hora de ficar ainda mais próximo de seus clientes e prospectos. Convide seu público a se inscrever para receber por e-mail as novidades publicadas por você em seu site ou blog. Esse relacionamento garante mais proximidade e aumenta as chances de que esse leitor se torne um cliente.
Leia também: 5 Passos para estruturar sua equipe de Trade Marketing
5. Comunicar-se com sua base de assinantes com regularidade
Você viu que o e-mail é uma ferramenta poderosa de marketing na construção civil. Depois de conseguir uma boa base de assinantes, é hora de planejar os conteúdos e pensar na sequência de envios.
Faça envios periódicos, ao menos uma vez por mês, para manter sua base sempre ativada. Pense em newsletter temáticas: uma pode ser sobre dicas para decorar a casa nova, com as tendências em acabamentos.
A frequência dos envios deve ser planejada de acordo com fatores como tamanho de sua base de assinantes e taxa de abertura dos e-mails. Por isso, muito cuidado para não encher a caixa de e-mails de seus clientes com mensagens sem sentido, ok? A ida para a caixa de spam pode ser não ter volta.
6. Fazer parcerias de marketing com empresas maiores e não-concorrentes
A união faz a força, garante o dizer popular. E a intenção de estratégias como o co-marketing, ou marketing compartilhado, é justamente fazer mais com menos. A ideia aqui é que empresas com o mesmo público-alvo e com serviços complementares se tornem parceiras para criar impacto no mercado.
O segredo para esse plano funcionar é escolher bem o parceiro, entender exatamente o papel de cada um no processo e expor com clareza os objetivos da ação. Em épocas de dificuldades no mercado da construção civil, ter companhia pode fazer a diferença para o sucesso do seu negócio.
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