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As tecnologias cada ano que passa estão evoluindo muito, com isso pode gerar benefícios para a sua empresa, trazendo um numero maior de produtividade e aumentar a quantidade de vendas, e ajudar na tomada de decisões mais rapidamente e com mais embasamento. Embora esta noção seja praticamente senso comum entre profissionais das mais diversas áreas, na prática, promover o uso de novas tecnologias em uma corporação é algo extremamente desafiador.
Passar a usar uma nova tecnologia no dia a dia pode não ser trivial para muitos colaboradores e, dependendo da empresa, pode ser algo que não é percebido como parte da cultura da organização. Por isso a comunicação clara e frequente sobre o plano para mudar e sobre as vantagens de mudar, não apenas para a empresa, mas para o dia a dia dos colaboradores é um fator chave nesse processo.
5 dicas para aprender utilizar as novas tecnologias
1. Escolha a tecnologia pela perspectiva de quem vai utilizá-la no dia a dia
Quando você estiver selecionando uma nova tecnologia, tenha sua equipe em mente. A função da nova tecnologia é sem dúvida um fator crítico, mas de nada vai adiantar um aplicativo, software ou outro tipo de sistema digital que não seja fácil e intuitivo para quem deverá usá-lo no dia a dia.
Certifique-se de que você está escolhendo o sistema mais acessível, e de usabilidade mais intuitiva possível para o seu time.
2. Comunique sua visão e tenha seu time como aliado para a mudança
Persuadir sua equipe a adotar uma nova tecnologia requer colocar uma visão convincente sobre os resultados esperados quando a nova tecnologia for incorporada à rotina da empresa.
Todos precisam ter clareza sobre a utilidade e os benefícios da nova tecnologia. Esses benefícios precisam ser evidentes tanto do ponto de vista do negócio quando das pessoas dentro da empresa.
Sim, mostre ao seu time como a nova tecnologia vai ajudar a aumentar a produtividade e melhorar os resultados da empresa.
Mas, acima de tudo, mostre como a mudança pode ajudar a reduzir as horas de trabalho necessárias para conquistar esses objetivos, como tornará os processos mais agradáveis, mais transparentes, e como a participação de cada pessoa no time será essencial para que todos aproveitem as melhorias.
3. Personalize o treinamento
A familiaridade e afinidade com tecnologias digitais e interesse em novidades são muito variáveis entre os funcionários de uma mesma empresa. Por isso, seus esforços de treinamento devem levar essas diferenças em consideração.
Algumas pessoas podem preferir uma sessão de treinamento online, outras podem precisar de alguém presente, mostrando um passo a passo e tirando dúvidas na hora.
Considere também que um único dia de explicações e demonstrações pode não ser suficiente para todo mundo, especialmente para quem não for usar a nova ferramenta todos os dias, ou ainda conseguir fazer as mesmas coisas da forma antiga.
Dependendo da complexidade da nova ferramenta, foque em algumas funcionalidades de cada vez, passe tarefas e esteja disponível para sanar dúvidas no período de adaptação.
4. Identifique os influenciadores
Nos estágios iniciais do lançamento, concentre-se em formar uma rede de “campeões”, pessoas que se empolgaram com a nova tecnologia e que podem atuar como influenciadores e treinadores dos demais colegas.
Idealmente, seu grupo de evangelizadores deve ser capaz de trabalhar na horizontal na organização e ter boas habilidades de comunicação com as demais áreas da empresa.
Certifique-se de que eles terão os recursos e tempo necessários para ajudar outras pessoas a adotar as novas tecnologias. Reconheça seu esforço e mostre como sua contribuição ajuda a melhorar os resultados do time.
5. Incorpore a nova tecnologia à rotina da empresa
Assim que possível, tente fazer com que todos percebam a nova tecnologia como parte da rotina de trabalho. Em reuniões com o time, peça para que as pessoas mencionem dados que são obtidos por meio da nova ferramenta, mencione o processo em relatórios, e-mails de acompanhamento e outras peças de comunicação entre os colaboradores e entre diferentes áreas da empresa.
Isso incentiva que as pessoas que ainda não estiverem totalmente habituadas à novidade tenham mais interesse em adotá-la.
Certifique-se que todos os gestores estão alinhados com a visão e procedimentos de uso em outras equipes.
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