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Não é tarefa fácil comandar uma equipe, a construção civil é conhecida por ter ambientes com uma comunicação difícil e muito estresse e discussão. Esse tipo de ambiente pode acabar prejudicando o resultado final e consequentemente não ter um resultado positivo.
A quem ocupar o cargo de gerência, cabe essa sensibilidade e conhecimento para que tudo ocorra da melhor forma.
Tenha um bom planejamento
Saber planejar seu projeto de construção civil irá contribuir de diversas formar para o gerenciamento adequado não só da equipe, mas de tudo que envolve a situação. Serve como um roteiro para nortear as ações, e de base para consultar após o início da execução.
Deixar claro os objetivos iniciais e expectativas para sua equipe não só contribui para que todos sigam para o mesmo destino, mas também faz com que haja menos frustrações e expectativas distintas entre a equipe.
Faça reuniões periódicas
Após um bom planejamento inicial, é importante então gerenciar o projeto constantemente. Fazer reuniões periódicas com a equipe vai trazer um feedback geral e individual do andamento, avaliando o desempenho, medindo resultados e trocar experiências. Também é aí que podem ocorrer as trocas de ideias e proposições para ajustes e tomada de decisões.
Mantenha seu time motivado
Para que seu projeto seja bem sucedido, é essencial manter seu pessoal motivado e unido como equipe. O entusiasmo irá adiantar processos, aumentar a produtividade e tornar todos os desejos mais próximos da realidade.
Profissionais com altos índices de motivação demonstram mais prazer em trabalhar e acabam por se tornar ainda mais eficientes. Sendo assim estabeleça metas reais, ofereça estímulos extras, elogie e faça com que todos se sintam parte do sucesso.
Leia também: Como aumentar a produtividade da sua equipe
Preocupe-se pessoalmente com todos
Se interessar pelos problemas pessoais dos membros de sua equipe fará com que sua postura como líder seja reconhecida e celebrada. Não seja superficial: ao observar algo errado, chame a pessoa para conversar pessoalmente.
Acima de tudo, todos que estão ali são seres humanos e criar esse clima de amizade e preocupação será muito bom para o ambiente. E não só escute: haja. Mostre que o bem-estar deles interessa para você e faça o que for preciso, dentro da razoabilidade, para deixar todos bem.
Estimule a amizade
Marcar confraternizações em datas especiais ou após o serviço, ainda que rápidas ou no próprio ambiente de trabalho, fará com que o entendimento pessoal e o ambiente como um todo melhorem sensivelmente.
É algo pouco dispendioso que poderá mudar muito o jeito como sua equipe encara o serviço e vai facilitar demais a inteiração entre os funcionários. Isso serve também para você entender melhor quem são aquelas pessoas que você gerencia e o resultado disso não pode ser nada além de um ganho de qualidade na comunicação e no convívio.
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