Na atualidade, para que as empresas possam aproveitar todas as oportunidades de crescimento oferecidas pelo mercado, é fundamental acompanhar e conhecer as principais tendências em logística.
A implantação de novas tecnologias, modernizam seu negócio, garante grandes vantagens competitivas, além de tornar eficientes e produtivas as tarefas que antes pareciam complexas. Ainda que seja difícil afirmar com certeza quais as tendências que marcarão os próximos anos, é possível destacar aquelas que ja vêm ganhando força no setor logístico.
Por isso, o post de hoje reúne as 9 principais linhas do mercado para a otimização dos processos logísticos. Confira e saiba como preparar a sua empresa para ser líder do seu segmento!
1. Caminhões autônomos
Um caminhão autônomo, também conhecido como robótico ou, informalmente, como “sem motorista”, é um veículo capaz de imitar as capacidades de controle e manuseio humano.
Essa tecnologia é capaz de perceber o ambiente que o rodeia e navegar de acordo com as informações obtidas. Dentro de um veículo com essas características, o motorista pode escolher o destino, mas não é obrigado a ativar qualquer operação mecânica. Os sistemas avançados de controle interpretam dados para identificar a rota apropriada, bem como obstáculos e sinalizações relevantes.
Os caminhões autônomos são capazes de trafegar em estradas previamente programadas. Porém, se os dados não forem adicionados corretamente ao sistema do veículo, isso pode comprometer a consistência e normalidade da viagem.
Existem vários programas ativos no mundo, mas, para a sua implementação definitiva, é necessário um ajuste de diversos aspectos referentes à segurança rodoviária. Algumas das grandes empresas que já desenvolvem projetos nessa área são:
- Google;
- Daimler AG;
- BMW;
- Renault;
- Ford;
- Volvo.
A própria Google recentemente lançou um modelo de caminhão autônomo que realizou uma viagem logística, mostrando que o setor de transporte de carga tem muito a ganhar com a nova tecnologia.
2. Big Data para transporte de carga
Até poucos anos atrás, o Big Data não era importante para empresas de logística e transporte. Hoje, a situação se inverteu completamente. Ele, de maneira simples, é utilizado para coletar todas as informações que não podem ser processadas ou analisadas por ferramentas ou processos tradicionais devido à sua magnitude.
Todos os dias, produzimos inúmeros dados de redes sociais, transações próprias etc. Esses dados, que ocupam uma grande quantidade de informações, são de grande importância para empresas de logística, bem como para outros setores industriais e de serviços.
Na parte de transporte, particularmente, o Big Data pode ser utilizado para cruzar dados e obter informações privilegiadas sobre consumo ou custo dos veículos, dirigibilidade dos motoristas etc.
Por isso, cada vez mais as empresas estão investindo na implementação do Big Data em seus sistemas internos. A tendência é de forte crescimento para os próximos anos. Algumas outras vantagens da utilização da ferramenta são:
- melhor conectividade (com a integração do Big Data, é possível um rastreamento mais vasto);
- facilidade na visualização e interpretação de processos (modernização da gestão de transporte);
- redução de custos (com o auxílio do Big Data, pode ser feita a manutenção preditiva, reduzindo os custos com quebras e defeitos de veículos, por exemplo).
3. Robótica no transporte de cargas
Como dito na introdução, a tecnologia estará intrinsecamente ligada às tendências do setor de transporte e logística. A implementação de robôs para a função de carregamento e descarregamento de caminhões é mais uma prova disso.
Hoje já existem máquinas robóticas que realizam funções em armazéns e galpões logísticos. Porém, a tendência é que esses processos avancem e algumas tecnologias se solidifiquem no mercado, tais como:
- mobilidade habilitada por giroscópios;
- tecnologias de mapeamento;
- autonomia de processamento.
Com toda essa evolução, os robôs poderão reconhecer cargas específicas por meio de algumas vertentes, como tamanho e peso, movendo-as para os locais corretos de coleta e embalagem.
Entre as principais vantagens de se utilizar máquinas inteligentes para carregamento e descarregamento de caminhões, estão:
- maior eficiência e redução de falhas;
- inexistência de impedimentos físicos;
- diminuição de custos de mão de obra.
4. Serviços que usam a tecnologia para atender de forma mais eficiente
Mobilidade e dinamismo são palavras que estão em voga. Para continuar expandindo e conquistando mais clientes, o serviço de transporte de carga também precisou se encaixar nessa realidade. Essa adequação chegou com os serviços de mediação entre o provedor de transporte e o usuário. As empresas que trabalham com essa atividade oferecem mobilidade individual e compartilhada.
Existe uma tendência para consolidar a intermediação para todos os modos de transporte, inclusive o de cargas. Na Finlândia, por exemplo, eles chamam isso de “mobilidade como serviço”.
O objetivo é oferecer portais exclusivos nos quais os usuários simplesmente solicitam um serviço baseado em sua origem e destino, e o portal oferece a melhor alternativa com base nas preferências do cliente (tempo, custo, facilidade, entre outros).
Essa consolidação e a integração com meios automáticos de pagamento facilitam as transações individuais e descomplicam planos de mobilidade integrados, da mesma forma que hoje contratamos serviços de transporte particular. No mundo, já existem várias empresas que trabalham nessa forma.
Com o apoio de um software próprio, acontece o intermédio entre as partes (empresas, transportadoras e caminhoneiros) para o acompanhamento da entrega e para o desenvolvimento dos serviços burocráticos envolvidos nesse processo.
Sem dúvida alguma, uma das maiores vantagens de se trabalhar a partir dos serviços de intermediação é o dinamismo que a atividade oferece. Por exemplo, com esse tipo de sistema, o usuário consegue entre outras coisas:
- acompanhar o trajeto da carga pelo painel virtual;
- visualizar cada etapa dos processos necessários;
- desenvolver o acordo de forma interativa.
5. Automação logística
A automação logística também se destaca entre as tendências em transporte de carga. Se existe a tendência em automatizar processos manuais, também há a valorização da atividade intelectual e dos relacionamentos mais permanentes. Ao final do dia, isso representa priorizar o relacionamento humano.
Diferente do que muitos pensam, a automação dos processos não ameaça o emprego ou o trabalho dos profissionais na área de transportes. Ela dá mais liberdade para que os funcionários foquem com mais atenção no relacionamento interpessoal.
É importante que as empresas capacitem os funcionários para que eles trabalhem com as novas tecnologias e ainda aprimorem as habilidades mais subjetivas, fundamentais para um bom desempenho (soft skills).
6. Logística em tempo real
Hoje já é possível fazer a integração de veículos e dados em toda a cadeia de produção. Com as ferramentas modernas, as empresas que transportam cargas podem, por meio de análises feitas em computação na nuvem, fazer o rastreamento e o monitoramento de pontos como: a localização geográfica do caminhão, as condições físicas do condutor, a temperatura e a pressão barométrica do frete e outras coisas.
A logística em tempo real ainda torna mais fácil a correspondência automatizada do frete. Baseando-se em sensores, o trailer do veículo pode definir o espaço e o peso disponível, a rota e o momento da chegada (ETA).
Essas e outras informações são transmitidas ao software para que ele tenha dados para a geração de cenários mais favoráveis e mais econômicos para a movimentação das cargas.
7. Plataformas para publicação e acesso a fretes
Outro destaque entre as tendências em transporte de carga é a utilização de plataformas para publicação e acesso a fretes. Essa inovação tem ajudado o mercado de transporte de cargas a se expandir ainda mais, atuando com mais eficiência.
Usando tecnologia avançada, baseada em Machine Learning, uma plataforma permite que empresas consigam encontrar os caminhoneiros mais adequados às suas demandas.
Uma boa vantagem é que as empresas que estão com frotas ociosas podem oferecer seus caminhões para coletas de outras transportadoras, empresas diversas ou embarcadoras.
8. Sustentabilidade
O setor logístico vem se empenhando em ações relevantes para conseguir a diminuição na emissão de carbono e para firmar parcerias que ajudem a reduzir os impactos nocivos causados no meio ambiente.
Além de tudo, os clientes, mais conscientes da necessidade de uma economia sustentável, procuram entrar em contato com empresas que efetuem atividades sem esgotar e/ou desperdiçar os recursos naturais.
Quem adota programas mais sustentáveis consegue se destacar no mercado e conquista um significativo diferencial entre os concorrentes. Ações inteligentes estão sendo praticadas em função da sustentabilidade e da redução de gastos, como: a otimização das rotas, o compartilhamento dos fretes e manutenção periódica dos caminhões, pois assim os veículos tendem a emitir gases menos nocivos.
Essas são apenas algumas práticas que estão sendo adotadas pelas empresas. Existem outras bastante presentes, incluindo a logística reversa, por meio da qual o produto descartado retorna ao ciclo de produção com o uso de técnicas como a reciclagem e o reaproveitamento.
9. Customer Centric e Inteligência Artificial
Na economia em geral, fala-se do cliente como sendo o centro do negócio. Em logística e transporte, também é assim. As ferramentas tecnológicas são aliadas na leitura de como o consumidor se comporta e de como ele pode receber um melhor atendimento.
Assim, a busca pela personalização dos processos conforme as pessoas gera a finalidade de melhorar a experiência do cliente, aplicando uma tecnologia mais customizada por meio de conceitos como Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning.
O resultado é que se abre espaço para dispositivos que respondem a comandos de voz, os quais vêm consolidando sua importância atualmente, tanto no Brasil como no mundo.
Enfim, não há dúvidas de que as tendências em transporte de carga revolucionarão o setor como nunca antes. Para empresas que não desejam ficar para trás e nem perder espaço no mercado, é preciso um estudo e uma preparação prévia para uma fácil e rápida adaptação.
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