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Por mais que sua obra esteja super planejada e seguindo as melhores dicas já ditas aqui no nosso site, sempre há campo para melhora. Com isso em mente, preparamos uma lista com 5 dicas que qualquer gestor deve dar para tornar o controle de qualidade das suas obras.
Não se trata de realizar ações pontuais, mas de instituir processos que você e sua equipe vão precisar revisar, ajustar e melhorar no dia a dia do negócio.
1. Adote um sistema digital de controle de qualidade
O primeiro passo é adotar um sistema de controle de qualidade digital, que você pode integrar com outras ferramentas da sua gestão de negócios. E perceba que eu estou falando sobre gestão de negócios, não só de obras.
Afinal, o bom controle de qualidade da obra afeta a empresa como um todo, ao mesmo tempo em que você precisa de informações de outras áreas para fazer um bom controle.
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2. Aplique treinamento constante para os colaboradores
É um grande erro pensar que você vai dar as ferramentas necessárias e os colaboradores vão saber imediatamente o que fazer com elas. Em geral, acontece o contrário, e mesmo as pessoas mais qualificadas precisam de treinamento recorrente.
Por isso, ofereça treinamento constante para que seus colaboradores entendam como extrair o melhor do sistema e criar um bom ambiente com a ajuda dela.
3. Comece o controle de qualidade na realização do serviço
Para muita gente o controle de qualidade é a inspeção das atividades, mas isso significa avaliar o que já foi feito. Ou seja, qualquer problema encontrado vai custar tempo e dinheiro para consertar.
Por isso, comece o controle de qualidade já na realização do serviço, por criar processos claros de trabalho, oferecer treinamento, ferramentas e materiais de qualidade.
4. Crie uma rede de parceiros de alto nível
Parte da missão de fazer do controle de qualidade uma prioridade desde a realização do trabalho envolve criar uma rede de parceiros de alto nível. Isso inclui fornecedores, parceiros estratégicos, clientes, funcionários e prestadores de serviço.
Assim, você vai garantir que sempre terá os materiais certos, no prazo, sem problemas financeiros como distração. Com isso em dia, tudo fica mais fácil e o controle de qualidade vai ser para prevenir problemas, não apagar incêndios.
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5. Ajuste os processos em tempo real
Por fim, nunca pense que seus processos estão bons o suficiente a ponto de se acomodar. Sempre há um ponto de melhora ou algum detalhe que não funciona. Encontre esses problemas, mesmo que sejam pequenos, e os ajuste em tempo real.
Aprender com seus erros e entender o que torna a vida dos colaboradores mais fácil no dia a dia faz toda a diferença entre um controle de qualidade bom e um ótimo.
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