fbpx
diferenças entre projetos conceituais e básicos

Uma das etapas mais importantes na realização de um projeto é a etapa de planejamento e, no que diz respeito à Instalação Industrial, duas fases do projeto são essenciais para essa etapa. Por isso é importante compreender a diferença entre o projetos conceituais e básicos, para entender melhor a interação entre eles e a finalidade de cada um, bem como a existência de cada uma das fases e seu grau de detalhamento, o qual dependerá do nível de complexidade do projeto.

Quer entender mais sobre as diferenças entre os projetos conceituais e básicos?

Projeto conceitual

Esta é a fase inicial do processo de elaboração de um projeto de uma obra. Neste momento acontece a validação de uma ideia e a confirmação de uma solução para a atender à uma determinada necessidade nas diversas áreas da construção.

Logo, o projeto conceitual se inicia após a decisão de investir em uma oportunidade identificada. E é ele que define o interesse e objetivo do empreendimento.

Observe a seguir as cinco fases na sua elaboração:

  • Entendimento: neste momento deve-se descrever claramente a oportunidade escolhida, ou seja, formular o problema;
  • Informações: aqui o objetivo é definir com maior precisão as necessidades do cliente e buscar informações sobre sistemas construtivos, tecnologias e materiais que podem ser adotados;
  • Compreensão: a compreensão traduz as necessidades e restrições identificadas em requisitos técnicos, funcionais e arquitetônicos;
  • Elaboração: esta fase desenvolve as possíveis soluções que atendam aos requisitos e estabelece uma gama de alternativas que podem ser adotadas;
  • Verificação: aqui são avaliadas as soluções encontradas na fase anterior e é selecionada a que melhor atenda.

Projeto básico

Durante o processo básico são definidas as etapas, elementos e serviços que constituirão a obra ou serviço.

Seu objetivo é identificar com precisão as características básicas do que será construído. Este momento é caracterizado pelos estudos preliminares e de viabilidade, levando em consideração os impactos sociais, humanos e ambientais do empreendimento.

Confira na lista abaixo  alguns exemplos de atividades realizadas no projeto básico:

  • levantamento topográfico;
  • sondagem;
  • projeto arquitetônico
  • de fundação;
  • projeto estrutural;
  • projeto de instalação elétrica;
  • de instalação hidráulica;
  • projeto de sistema de ar-condicionado;
  • projeto de paisagismo;
  • entre outros.

A partir destas atividades é possível identificar os serviços que serão contratados e as melhores técnicas a serem adotas, como os métodos construtivos e instalações provisórias — canteiro de obra.

Ou seja, o projeto básico, compõe os processos base para a elaboração de todo o resto de uma obra, que são essenciais para a realização dos cálculos de custos e montagem dos cronogramas de execução. Ele é um esboço do que será feito, e deve ser realizado anteriormente ao executivo.

Russel Serviços

A Russel Serviços é líder em fornecer profissionais altamente qualificados para diversos segmentos. Nossa abordagem de atendimento é completamente online, garantindo praticidade e agilidade. Comprometemo-nos em entregar o profissional ideal em apenas 48 horas, garantindo uma solução rápida e eficiente para suas necessidades.

Contrate profissionais em 48h para qualquer atividade do seu canteiro e otimize seus processos para ganhar muito em produtividade. Para saber mais ou requisitar um orçamento envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

RECEBA UM ORÇAMENTO EM 5 SEGUNDOS

Entre em contato e garanta mão de obra para qualquer área do seu negócio.

utm_source=taboola&utm_medium=referral

Olá, fale conosco pelo Whatsapp