A logística precisa ter muita inteligência, planejamento e raciocínio rápido para conseguir ser realizada de uma forma eficiente. Antigamente, em época de guerras, a logística era uma peça fundamental para conseguir fazer o transporte de armas.
Então, através desta estratégia de batalha, as empresas se organizaram para organizar o que é logística. Foi com essas táticas de batalha que as empresas se organizaram para esquematizar o que é logística.
O que é logística?
Logística é o processo que envolve planejamento, execução, controle da distribuição de produtos e também a movimentação e armazenamento deles. Isso faz com que ela atenda aos requisitos do cliente desde a aquisição até o consumo final.
Desta forma, aparecem mais desafios: como produzir em um tempo menor? Como fazer entregas mais rápidas? Como surpreender positivamente a sua rede de fornecedores e seus clientes?
Um bom empreendedor entende que seu papel também é fazer mais com menos. Para isso, é preciso investir em uma boa operação logística.
Para avaliar as possibilidade de promover melhorias em toda a cadeia logística, é preciso mensurar bem os custos logísticos. Eles podem ser classificados em:
- Produtos, armazenagem e transporte;
- Capital;
- Coordenação do processo, que vai desde a fabricação até a disponibilização da mercadoria no ponto de venda (PDV);
- Variações entre o previsto e o real, gerados pela complexidade e sua gestão.
Afinal, é a logística que será a responsável pela maior eficiência em seu negócio, ajudando a trazer aquele destaque no mercado!
A logística empresarial, portanto, torna-se ainda mais importante.
Coordenando a gestão de estoque, o transporte, a distribuição, os fornecedores e todos as demais fases de seu processo produtivo. Assim a logística empresarial irá propor caminho para organizar melhor os processos de produção da sua empresa.
Há três elementos essenciais para uma logística bem sucedida:
- Investimento em comunicação eficiente para a sua equipe: quanto melhor a comunicação entre os diversos membros da cadeia logística, melhores as chances de melhoria de desempenho e de fluidez da operação. Antes de implementar processos, consulte seus funcionários para verificar quais seriam os melhores mecanismos e como melhorar os processos.
- Um plano B: problemas podem acontecer, e uma série deles não podem ser controlados. Assegure-se de ter alternativas e garantir os bons resultados.
- Controle do processo: a troca de informações e uma boa comunicação são essenciais para este item. É preciso que você esteja bem inteirado de tudo: meça resultados, entenda possíveis problemas e faça registro de seus resultados para acompanhá-los em seu cotidiano. Procure verificar o que a sua empresa está acertando e o que ela está acertando, buscando soluções para otimizar o processo produtivo.
- O que é Supply Chain?
O supply chain pode ser definido como um processo que engloba todos os estágios e profissionais envolvidos direta ou indiretamente no atendimento de um pedido, incluindo fabricantes, distribuidores, fornecedores, lojistas e clientes.
Pelo fato da participação destes profissionais no processo de produção estarem encadeadas, denominamos este ciclo como “cadeia de suprimento”, ou “supply chain”.
Este processo é essencial para gerenciar bem uma boa logística.
Isto envolve estruturar bem as decisões no campo estratégico, operacional e de planejamento, coordenando decisões relacionadas aos estoques, estratégias de vendas, negociação e distribuição, bem como o controle dos fluxos de informações.
Lembre-se: melhorar a forma como produzimos algo faz com que economizemos e melhora a entrega para o cliente.
A grande diferença entre os conceitos de supply chain e logística é que a primeira engloba a segunda. A logística trata da movimentação e armazenagem de produtos, apenas uma das atividades da gestão da cadeia de suprimentos.
Os 3 A’s do supply chain: agilidade, adaptabilidade e alinhamento
Há três conceitos fundamentais para o supply chain: agilidade, adaptabilidade e alinhamento. Veja como aplicá-los e construir o sucesso de sua cadeia de suprimentos a seguir:
- Agilidade: você precisa estar preparado para cancelamentos repentinos, acidentes e tudo o que possa atrasar a entrega das mercadorias. Como dissemos, conte com o seu plano B e encontre uma saída eficiente.
- Alinhamento: garanta que informações profissionais sejam compartilhadas entre parceiros fornecedores. Bons canais de comunicação e o estabelecimento de relações de confiança, bem como o alinhamento de objetivos, faz com que os seus funcionários, terceirizados ou não, ajudem a traçar estratégias para melhorias no processo.
- Adaptabilidade: seu supply chain precisa acompanhar os avanços tecnológicos, de modo a se adaptar às tendências da sociedade e mudanças de contexto.
Esta é uma das melhores formas de manter a sua competitividade no mercado!
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