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Inevitavelmente, a lucratividade é um dos principais índices quando se avalia o desempenho de uma empresa e na construção civil não é diferente. Obter lucros satisfatórios neste segmento é um desafio constante, principalmente por ser um mercado com uma forte tendência em quedas de investimento. Por isso, muitas empresas que fazem parte deste setor estão buscando novas maneiras de controlar os custos e aumentar os ganhos financeiros através de práticas que potencializam seu potencial de entrega em todas as frentes do projeto, conquistando diversos benefícios principalmente a longo prazo.

4 dicas que poderão te ajudar muito nesse objetivo de potencializar seus lucros

1. Diminua o retrabalho

De acordo com um recente levantamento internacional, o retrabalho pode representar de 2% a 20% do valor total do contrato de um projeto – ou seja, valores que poderiam ter sido poupados com uma gestão mais eficiente de recursos humanos, materiais e de tempo. A maioria dos retrabalhos é causada por erros e omissões ainda durante a fase de projeto, ou pela correção de erros e conflitos que só são identificados depois que as obras já começaram.

Como resultado, o retrabalho gera gastos extras de dinheiro, atraso nas entregas e até mesmo prejudica a reputação da empresa. Afinal, quem irá fechar negócio uma construtora ou empreiteira conhecida por não cumprir prazos e extrapolar orçamentos?

Trabalhar com um sistema unificado pode reduzir significativamente o retrabalho de várias maneiras, diminuindo a incidência de erros e inadequações na fase de concepção do projeto e garantindo que todos profissionais envolvidos tenham à disposição informações atualizadas e certeiras a respeito do andamento das obras. Alguns exemplos de dessas informações são plantas e marcações atualizadas, pedidos de alteração e confirmações de pedidos.

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2. Reduza a duração dos projetos

Projetos atrasados podem consumir recursos financeiros rapidamente, além da possibilidade de gerar problemas jurídicos com clientes.

Com uma plataforma de gerenciamento de construção, o processo pode ser simplificado. A utilização de um modelo 3D do empreendimento, por exemplo, pode facilitar a coordenação das etapas e processos, fornecer informações úteis aos desenhos 2D e um caminho mais prático e executável para a conclusão do projeto até o final.

Outro item que contribui para a redução do tempo de projetos é a gestão correta da equipe envolvida. É fundamental fazer estimativas de produtividade compatíveis com o número de profissionais envolvidos em cada etapa da obra, visando uma relação satisfatória entre gastos com pessoal, tempo de obra e lucratividade.

3. Gerenciamento de riscos

Qualquer projeto de construção é repleto de riscos, como a variação de produtividade das equipes, orçamento e planejamento incompatíveis com o cenário real, disponibilidade de recursos materiais e financeiros e imprevistos com empreiteiros e profissionais terceirizados.

A complexidade dos projetos tende a aumentar, assim como a demanda dos clientes por maior eficiência e qualidade na entrega. A gestão de riscos na construção civil é indispensável para identificar possíveis problemas com antecedência, auxiliando gestores na tomada de decisões que usem riscos eventuais de forma realista e favorável ao projeto.

Os softwares de gerenciamento oferecem melhores maneiras de gerir e reduzir os riscos relacionados aos empreendimentos, proporcionando transparência e facilidade na hora de resolver erros ou conflitos.

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4. Invista em tecnologia para gestão de obras

Atualmente, grande parte das empresas de construção civil utiliza algum tipo de software para a execução do projeto – como softwares de modelagem, acompanhamento de cronograma, contabilidade entre outros. No entanto, a parte de gestão integrada entre todos estes itens com o canteiro de obras acaba ficando esquecido, gerando lacunas que podem causar atrasos, queda de lucratividade e de produtividade.

Em um setor cada vez mais exigente, investir em tecnologia para a gestão de obras é essencial para manter a competitividade no mercado e a conexão entre todas as partes envolvidas no projeto. Assim, comunicação, registro de tarefas, prazos, acompanhamento de atividades e documentos podem ser centralizados em um único lugar.

Quando algum erro ou imprevisto acontecer, o gerenciamento integrado de informações e equipes ajuda os profissionais responsáveis a identificá-los mais cedo e, assim, reduzir o custo de lidar com eles.


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