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O mundo dos negócios está cada vez mais complexo e flexível, o que gera diversas novas oportunidades de serviço e mudanças profundas nas relações comerciais. Dentro desse cenário, as parcerias empresariais ganharam muita importância, e hoje, ter bons parceiros é cada vez mais essencial para atingir o sucesso no mundo corporativo.
Estabelecer boas parcerias pode influenciar diretamente em várias áreas da sua empresa e ajudar a transformar diversos fatores essenciais como a produção, a competitividade e o sucesso geral do empreendimento. Além disso, um dos grandes fatores pelo aumento na procura por parcerias, é a possibilidade de transferência de tecnologia entre as corporações, o que pode representar um enorme ganho em desenvolvimento tecnológico.
As parcerias podem ser relações comerciais caras, já que sua operacionalização demanda um grande esforço. Por isso, é indispensável fazer uma avaliação prévia das características do potencial parceiro para determinar se a relação custo-benefício será vantajosa para o seu negócio n fim das contas.
Pode ter certeza que essa analise prévia será é essencial para entender as características dos fornecedores e suas motivações em relação à parceria, bem como identificar de que maneira a cultura organizacional pode influenciar os processos operacionais e gerenciais da companhia. Se quiser como formar boas parcerias, esse conteúdo é imperdível! Continue a leitura e confira essas 15 super dicas!
15 passos para fechar parcerias empresariais com garantia de sucesso
1. Determine o objetivo da parceria
Quando estiver pensando em fechar parcerias empresariais, é importante definir os principais objetivos principais dessa estratégia. A ideia é melhorar os processos da empresa ou de parte dela, mas isso pode ser feito para reduzir custos ou aumentar as vendas, por exemplo. Vale, então, observar o mercado e analisar o que seria mais vantajoso ou qual seria a prioridade para sua empresa naquele momento.
2. Saiba o que seu cliente busca
Os interesses do consumidor deves sempre estar entre as prioridades da empresa. Afinal, quanto mais próximos das necessidades dele seus produtos estiverem, maiores as chances de o cliente se tornar fiel à marca. Então, reconhecer os interesses mais importantes é o primeiro passo para fechar parcerias estratégicas que façam sentido não só para sua gestão mas também para o seu público.
3. Identifique possíveis parceiros
Com base no portfólio de produtos, é mais fácil escolher os parceiros mais promissores. Afinal, eles devem ser um complemento estratégico da sua atividade. É importante avaliar quais valores essa possível parceria pode agregar a cada etapa da cadeia, o que inclui distribuidores, atacadistas, varejistas, consumidores finais, entre outros stakeholders.
Além disso, não deixe de levar em conta seus valores e seus princípios éticos para estabelecer alianças assertivas e duradouras. Gestores e empreendedores alinhados com valores e crenças semelhantes terão uma adaptação mais orgânica e aumentarão suas chances de suprir as necessidades de todos os envolvidos.
4. Defina o que pode oferecer aos parceiros
É fundamental saber o que você está disposto a ofertar. Fechar parcerias empresariais deve envolver vantagens mútuas: exclusividade, condições especiais aos clientes dos parceiros, entre outras. É importante apresentar um diferencial, já que essas condições devem ser vantajosas para ambos os envolvidos.
Além disso, é importante não fazer diferenciação entre os clientes vindos dos parceiros e os demais. Isso pode comprometer todo o trabalho da sua empresa e ainda prejudicar o do parceiro.
5. Avalie os prós e contras
Pesquisar as empresas antes de propor uma parceria é a melhor forma de conhecer suas diretrizes, seus anseios de crescimento, seus modelos de gestão e suas filosofias. Com base em critérios definidos previamente, pode-se identificar se vale a pena levar para frente a parceria com determinada organização.
6. Estabeleça regras claras
Todas as regras e os benefícios acordados entre os envolvidos devem ficar claros desde o princípio. Isso evita que haja questionamentos futuros decorrentes de falhas de comunicação. É essencial que a empresa cumpra o que promete para evitar desgastes à sua reputação.
Em parcerias, as principais decisões serão tomadas em conjunto e por isso, é importante que as metas de ambas as empresas coincidam, especialmente em relação aos resultados que cada uma almeja com a parceria. Portanto, é sempre válido redigir os termos do contrato de forma clara e com paciência, de preferência com auxilio do time jurídico, para evitar mal-entendidos.
7. Procure empresas com sucesso prévio
Quanto melhor for a referência dos potenciais parceiros, mais isso se projeta na sua própria marca e garante uma boa prestação de serviços. Para identificá-las, procure avaliar principalmente:
- experiências próprias anteriores com cada uma;
- recomendações da carteira de clientes atual;
- avaliação dos fornecedores em sites de reclamação e nas mídias sociais;
- organização, tecnologias e inovações adotadas nos processos internos.
Além desses, você pode estabelecer outros critérios de avaliação relevantes aos seus olhos para a companhia. O importante é que eles ajudem a definir quais são as empresas mais interessantes para serem suas parceiras.
8. Levante custos
Uma aliança pode proporcionar ganhos importantes, mas é fundamental avaliar os custos que podem ocorrer. Por isso, vale a pena contratar especialistas para analisar todos os riscos e verificar a viabilidade da parceria principalmente a longo prazo.
9. Faça a proposta
Uma vez escolhido o parceiro ideal, é preciso fazer uma proposta a ele. Isso deve prever a negociação das condições para que haja equivalência de ganhos entre os envolvidos. Por isso, é muito importante que as partes tenham objetivos comuns.
10. Elabore o contrato
As regras da parceria devem ser definidas em um contrato. Independentemente da abrangência da ação, é esse documento que vai determinar as responsabilidades das empresas envolvidas e, em última instância, ajudar a companhia a se proteger de eventuais problemas futuros.
11. Determine um cronograma
Ter início, meio e fim é essencial para que o projeto de fechar parcerias empresariais realmente possa ser bem-sucedido. Ter um prazo pré-determinado vai te ajudar a planejar todos os aspectos de forma mais realista. Por conta disso, faça um esforço para definir esse cronograma com a empresa parceira e evitar imprevistos.
12. Delegue as responsabilidades
É muito importante que haja uma equipe responsável pela gestão e administração do projeto, e cada integrante precisa saber quais serão suas funções e responsabilidades. Isso será essencial para que a parceria seja bem-sucedida, já que com profissionais cientes de suas responsabilidades, é mais fácil ter seu comprometimento dedicado ao projeto.
13. Monitore os resultados
Após fechar parcerias empresariais, principalmente as que envolvem terceirização, você deve fazer o monitoramento periódico para conferir quais são os resultados reais da escolha. Com base neles, fica mais fácil melhorar o que for necessário e reforçar o que já está dando certo. Vale examinar os custos, o retorno, a qualidade dos processos e o índice de satisfação dos clientes para ter um panorama completo das conquistas geradas através da parceria.
14. Invista em uma comunicação eficiente
Uma comunicação bem feita e eficiente é a base de qualquer projeto de sucesso. Afinal, isso ajuda a manter todos alinhados em torno dos mesmos objetivos para que a equipe trabalhe focada e coordenada e tenha êxito nas entregas, melhorando assim a taxa de conversão da organização.
15. Avalie os benefícios da parceria
A partir do monitoramento e interpretação dos resultados, avalie os ganhos e benefícios obtidos com a formação da parceria. Se os resultados tiverem sido positivos e benéficos, pode-se pensar em uma renovação do contrato. Caso contrário, é o momento de partir para novas parcerias.
Escolha a Russel como sua próxima parceira
Deve ter ficado claro que para uma parceria empresarial dar certo ela deve começar por uma escolha minuciosa e detalhada de quem será o parceiro. Essa escolha será meio caminho andando em busca da garantia de resultados e a necessidade de diminuir ao máximos os riscos.
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