A Sexta-feira Negra, conhecida como Black Friday, originada nos Estados Unidos, é a última sexta-feira de novembro, data comemorativa que marca o fim do feriado de ação de graças. Neste dia, as lojas aproveitam para sair do vermelho, onde produtos são comercializados com os menores preços do ano, atraindo o público e gerando maiores lucros.
No Brasil, a Black Friday é a segunda maior data do varejo brasileiro, em termos de vendas e faturamento a data já ultrapassou o Dia das Mães, perdendo apenas para o Natal. Segundo levantamento do Google, em parceria com o Ibope, 89% dos consumidores pretendem aproveitar as ofertas. A ação também é o pontapé para as festas de fim de ano, por isso muitas pessoas esperam para realizar suas compras de natal nesta data. Supermercados, lojas de eletrônicos, eletrodomésticos, roupas e calçados são os mais procurados pelos que buscam produtos para rechear, presentear e enfeitar as festas de dezembro.
Com toda essa movimentação, o leque de comércios, produtos e serviços em oferta está alcançando outras instituições, são elas: bares e restaurantes, agências de viagens, bancos, salões de beleza, seguradoras, imobiliária, cursos, buffet de festas; além de serviços feitos por autônomos como mecânico, eletricista, técnico de informática, por exemplo. Todas essas possibilidades produz um salto em diversos segmentos de mercado, nas áreas da logística, fretes e estoques; indústria, produção têxtil e alimentícia; e hotelaria, hospedagens que fomenta o turismo.
Para exemplificar esse crescimento, vamos citar Jundiaí – SP, cidade referência em logística no país, que emprega mais de 13 mil pessoas na área, segundo dados da prefeitura. Para a Black Friday, só uma, das mais de 1.300 empresas que a cidade aloca, contratou 1,5 colaboradores, um incremento de 25% de mão de obra temporária. Além disso, a estrutura foi ampliada em 25% e a frota de veículos em 30%.
É importante ressaltar que em um período de altíssima demanda como a Black Friday, as empresas ficam diante de um grande desafio: como conseguir atender tantos pedidos mantendo a qualidade, a segurança e a rapidez na entrega do produto e/ou realização do serviço. Em meio a tanta variedade, as organizações se destacam exatamente quando oferecem um bom atendimento e um serviço eficaz ao consumidor.
No entanto, alinhar a teoria à prática é um desafio para muitos gestores que precisam contratar mão de obra capacitada para atuar nesses períodos sazonais, que necessitam de soluções ágeis. A dificuldade que as organizações têm em recrutar, selecionar e integrar mão de obra qualificada, leva tempo e custa caro. Diante desta realidade, uma saída adotada por muitas instituições é contar com profissionais experientes e treinados, implantados por uma empresa terceira.
Russel Serviços
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Veja abaixo alguns profissionais fornecidos pela Russel:
– Administrativo: recepcionistas, auxiliares de escritório e limpeza;
– Logística: operadores de empilhadeira, ajudantes de carga e descarga;
– Varejo: vendedores, promotores, balconistas, caixas, repositores, entre outros.
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