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- Bares e restaurantes: 7 dicas ...
O setor de bares e restaurantes possui o enorme desafio de diminuir despesas. Pois, além do alto custo de administração do negócio e carga tributária, ele também enfrenta uma luta diária pela escassez de mão de obra qualificada.
A rotatividade de funcionários e os diversos fluxos de serviços impõem aos proprietários, gerentes e administradores do ramo encontrar soluções que garantam redução de prejuízos e consecutivamente destaque neste competitivo mercado.
Para não perder para a concorrência, muitos empreendedores do setor não repassam todos os aumentos para o consumidor, trabalhando com margens cada vez mais estreitas. A solução para vencer esse impasse é seguir algumas medidas que ajudam a cortar custos. Confira a seguir!
Reveja o seu cardápio constantemente
Elimine os pratos com menor saída, custos altos ou que utilizem ingredientes especiais que não são utilizados em outras opções. É caro manter esses produtos no estoque.
Faça compras inteligentes
Compre semanalmente para aproveitar as melhores ofertas e não acumular mercadorias no estoque. Você também pode fazer parcerias com outros estabelecimentos, criando um grupo para compras conjuntas a fim de negociar os melhores preços. Peça a sugestão aos seus fornecedores sobre opções de insumos mais baratos, mas que não comprometam a qualidade dos seus pratos.
Melhore a gestão do seu estoque
Mantenha seu estoque reduzido, garantindo maior controle e evitando desperdícios. Confira a data de validade dos produtos na entrada e inclua na rotina a rotulagem dos perecíveis para minimizar a deterioração.
Desenvolva padrões operacionais
A ficha técnica dos seus pratos é essencial! Fica fácil qualquer funcionário reproduzir a receita sem gastar mais matéria prima ou comprometer o sabor.
Evite desperdícios do cliente
Avalie se o tamanho das porções de comida estão de acordo com as demandas dos clientes. Essa também é uma boa maneira de evitar desperdícios.
Mantenha o controle financeiro
Defina os seus preços não pela disputa com a concorrência, mas se baseando no custo da sua produção.
Conte com bons profissionais
Sabemos que os colaboradores são a base do sucesso de qualquer empresa e se tratando de estabelecimentos que envolvem atendimento direto às pessoas, como bares e restaurantes, a equipe faz toda a diferença.
Um bom funcionário deve ser capaz de transmitir profissionalismo durante toda a sua jornada de trabalho. As características importantes de funcionários profissionais são: discrição; atenção com os clientes e colegas; paciência; honestidade; pontualidade; facilidade de comunicação; capacidade de trabalhar em equipe.
Outro ponto crucial é o treinamento de uma linguagem e abordagem adequadas para o trato com os clientes. É preciso que os colaboradores tenham um mínimo de formalidade e evite brincadeiras ou posturas dúbias que possam gerar indisposições.
Como contratar bons profissionais
Contratar pessoas qualificadas acaba sendo um dos aspectos mais frustrantes de qualquer negócio. Descobrir como contratar empregados para o restaurante pode seu uma tarefa mais difícil ainda. Em alguns restaurantes, a rotatividade de funcionários chega a ser uma constante, o que leva a ineficiência e outros problemas dentro da empresa.
Você espera encontrar alguém com experiência, mas normalmente acaba contratando uma pessoa nova que precisa de treinamento? Isso leva tempo, o que a maioria dos donos de restaurante não possuem.
No entanto, esse problema pode ser resolvido ao contratar mão de obra através de empresas especializadas, como a Russel Serviços.
Você pode contratar sob demanda:
Em períodos de férias escolares, passagem de ano e na badalada estação do verão, aumentam os fluxos de trabalhos, por isso é necessário aumentar o efetivo para atender o maior número de clientes. Nesse caso, a melhor opção de é contratar temporariamente, ou seja, de acordo com a demanda específica do estabelecimento.
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