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Em um canteiro de obras, o gestor de equipes atua de forma parecida com um maestro ou técnico de time de futebol, organizando o trabalho, liderando e motivando o pessoal. Engenheiros, mestres de obras e encarregados desempenham esse papel em parceria.

Seria maravilhoso imaginar todas equipes de projeto trabalhando em perfeita harmonia, esforçando-se por um objetivo em comum. Mas infelizmente, não é isso o que acontece, as pessoas trabalham com diferentes variações de motivação e devido as suas experiências anteriores, enxergam as situações de forma diferente.

De fato, isso que acontece é bom, pois seria chato o bastante se todos tivessem a mesma opinião e abordagem. Entretanto, isso pode gerar problemas para as equipes de projeto, especialmente quando há divergências. Para isso, listamos 7 dicas de como gerenciar equipes:

1. Gerencie Conflitos

Ao perceber um conflito, chame as pessoas envolvidas e fale com elas antes que se torne um problema realmente grande. É sempre mais fácil lidar com o conflito antes que ele exploda em algo muito mais difícil de controlar, e isso vai acontecer se você deixar o conflito avançar, sem fazer qualquer esforço para resolvê-lo. Você tem que gerenciar a situação de conflito e resolvê-la para que a equipe possa superar o problema e continuar com o trabalho.

2. Colabore

Facilite a colaboração da equipe dando-lhes acesso ao software de gerenciamento de projetos que necessitam para o agendamento, gerenciamento de tarefas e para dar conta de todos os outros pedidos do dia-a-dia que surgem em projetos. Arranje tempo para reuniões, mesmo que elas sejam realizadas virtualmente por vídeoconferência, pois isso irá construir confiança e boas relações na equipe e ajudar os indivíduos a trabalhar juntos.

3. Abrace as diferenças

Abrace as diferenças na equipe e incentive os outros a fazer o mesmo. Ao mesmo tempo, procure semelhanças e maneiras de reunir diferentes membros da equipe, respeitando suas diferenças.

4. Respeite o Conhecimento

Alguns problemas com as equipes surgem quando os especialistas sentem que não estão sendo levados a sério ou a sua experiência não está sendo valorizada. Pode haver boas razões para isso, por exemplo, se eles sugeriram uma solução técnica que estava muito além do que o orçamento do projeto poderia suportar. No entanto, você os chamou para a equipe do projeto por um motivo, então respeite a sua opinião e experiência, mesmo se você tiver que rejeitar algumas de suas recomendações de vez em quando.

5. Defina os Objetivos

Uma das principais razões para os problemas em equipes é que as pessoas não sabem o que o projeto está tentando alcançar. Objetivos claros podem ajudar com isso. Todos devem ter uma visão dos objetivos gerais do projeto e do panorama geral, bem como objetivos pessoais que mostram como eles podem contribuir para alcançar este objetivo. Se as pessoas sabem o que devem fazer, e recebem metas claras, a equipe se junta em torno de um objetivo comum.

6. Defina Papéis e Responsabilidades

Defina papéis e responsabilidades no início do projeto. Se você precisar alterá-los no decorrer do projeto, então faça, mas certifique-se de que todo mundo saiba quem é responsável pelo quê, de modo que nada fique esquecido ou duplicado. Isso também irá parar o tipo de problema em que alguém diz: “Isso não é o meu trabalho”, ou “Fulano não faz seu trabalho corretamente”. Você pode publicar papéis e responsabilidades em uma matriz e compartilhá-la em seu software de gerenciamento de projetos ou intranet. Quanto mais transparência existir sobre quem faz o quê, mais fácil será para todos.

7. Seja Claro Sobre Limites de Autoridade

Diferentes membros da equipe têm diferentes níveis de autoridade, então seja claro sobre isto também. Por exemplo, um especialista em contratos da equipe de finanças do seu projeto pode ser capaz de aprovar faturas até um determinado montante. Você pode ser capaz de aprovar faturas até um montante ligeiramente superior. Depois disso, é o trabalho do seu patrocinador do projeto assinar as faturas, e talvez haverá algumas compras que você precisará da aprovação da diretoria.

O conflito entre pessoas é normal, isso sempre haverá. Você só deve aprender a lidar com esse tipo de situação e tirar proveito das coisas boas que isso pode causar. É possível aprender muita coisa com o conflito, só depende do ponto de vista de cada um.

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