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O profissional de Sucesso do Cliente é capaz de identificar oportunidades, logo pode ser uma fonte de receita para construtoras e incorporadoras. Uma dessas oportunidades é a necessidade de novos serviços ou produtos por meio das solicitações dos clientes atuais.

Nesse post, iremos apresentar 6 habilidades essenciais do profissional de Sucesso do Cliente na Construção Civil.

1. Gosta de ensinar e sabe ouvir

Ensinar e ouvir. Estes são verbos essenciais para formar as soft skills de um profissional de Sucesso do Cliente. Ser didático ao explicar ao consumidor o que a empresa oferece e ouvir os seus problemas para então ajudá-lo a solucionar.

A visão de longo prazo que o cliente tem de uma organização pode despertar sua atenção de diversos modos. Se a intenção é retê-lo, mostrar que sabe o que está fazendo por ele e escutá-lo pode surtir um efeito positivo. Essa demonstração de interesse pode ser decisiva para o futuro da relação com o cliente.

2. Conhece o produto da construtora na ponta da língua

É imprescindível ao profissional que atua como Customer Success (Sucesso do Cliente em inglês) ter pleno conhecimento sobre o produto ou serviço que a empresa onde trabalha oferece. Com isso, o funcionário pode fornecer a melhor solução para cada atendimento sem frustrar quem está do outro lado do processo.

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No setor da construção civil, assim como em qualquer outro, quem trabalha com Sucesso do Cliente deve entender melhor do que ninguém a proposta de valor da empresa. Fora isso, tem que saber identificar o que é melhor para cada cliente. Afinal, o bom colaborador entende que apenas um preço acessível não “segura” o consumidor. É preciso entregar experiência muito mais que produto.

Também é importante conhecer o produto da construtora, por exemplo, para conseguir resolver rapidamente situações na quais o cliente não se sente satisfeito em manter o contrato. Por isso, o profissional de Customer Success pode evitar que os tão temidos distratos aconteçam.

3. Possui pensamento analítico

O profissional de Sucesso do Cliente deve ter pensamento analítico porque, além de lidar com os consumidores, também é responsável por definir métricas e elaborar relatórios. Ter habilidade de analisar dados e executar ações de melhorias é primordial.

É bastante comum que construtoras invistam muito na contratação de corretores altamente capazes de vender. Mas se esquecem de investir também em um profissional de pós-venda. Por isso, o relacionamento entre empresa e cliente acaba sendo muito pobre, existindo apenas por meio de boletos, como comentado no primeiro parágrafo deste artigo.

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A pessoa que trabalha como Customer Success deve ser sempre alguém que estuda muito o mercado e consegue definir parâmetros para melhorar seu desempenho. Se o produto vendido é do setor da construção civil, por exemplo, ela tem que conhecer o suficiente dessa indústria para poder agregar estratégias mais eficazes aos seus clientes.

4. Tem um bom relacionamento interpessoal e é empático

Saber conversar e criar vínculos interpessoais é importante para conseguir se comunicar e expressar-se de forma adequada. Nesse sentido, falar e escrever bem são características que devem constar no perfil do profissional de Sucesso do Cliente. Saber explicar e encontrar a melhor maneira de conversar com o cliente, respondendo às dúvidas e buscando soluções em conjunto também são fatores de destaque.

Fazer alguma reclamação ou solicitar um pedido pode ser uma situação difícil para o consumidor. Por isso, ter empatia também é uma característica indispensável. Para oferecer, de fato, sucesso ao cliente é preciso colocar-se no seu lugar. E pensar em como se sentiria na mesma condição.

Quanto mais eficaz for o Customer Success mais fiel será o cliente. Consequentemente, ele manterá o contrato com a sua construtora sem que corra o risco de distratar.

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5. É pró-ativo

Um profissional do setor que deseja estar acima da média não espera que seu líder estabeleça metas. Mas adota uma postura proativa no seu cotidiano de trabalho. Fora isso, o profissional de Sucesso do Cliente certifica se suas metas estão alinhadas ao propósito da empresa. Caso necessite de algum ajuste, o faz sem que alguém deva exigir.

Por ser uma pessoa com grande iniciativa, também, é claro, auxilia o cliente em todos os seus momentos.

6. Tem facilidade em lidar com a tecnologia

Com o grande fluxo de trabalho com diferentes clientes, o Customer Success de uma construtora ou incorporadora precisa lidar com a tecnologia. Ele deve automatizar e tornar mais rápido o seu dia a dia. Softwares de CRM, geralmente, são os mais utilizados pelos profissionais desse setor. Nessas plataformas, o funcionário pode fazer o cadastro dos clientes que atende e registrar todas as interações e negociações feitas.

Um profissional de Sucesso do Cliente possui ainda mais habilidades essenciais. Aqui, listamos apenas as mais importantes para que você compreenda o papel e a responsabilidade que esse profissional carrega.


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