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Nos dias atuais ainda existem pessoas que pensam que projetar loteamento fechados é uma tarefa fácil, precisando apenas de um olhar técnico e experiência na construção civil. Mas a verdade é que esse pensamento está bem errado, não precisa apenas disso.
É necessário considerar os fatores que levarão os clientes finais a buscarem por esse tipo de condomínio, como a sensação de bem-estar e a segurança. E não estamos falando apenas da sensação de segurança, e sim se o local é realmente seguro e se há ausência de riscos. São expressões que soam parecidas, mas que exigem um olhar diferenciado para cada uma delas, com efeitos e resultados diferentes.
A gestão de segurança em loteamentos fechados é indispensável, já que os desafios são tão grandes quanto os de um loteamento aberto. Normalmente são grandes perímetros envolvendo, em alguns casos, áreas de proteção ambiental e podemos adicionar à lista até mesmo a ameaça à tranquilidade causada por vizinhos problemáticos. Isso sem contar os perigos como assaltos, furtos, sequestros, depredações, acidentes, mal súbito, falhas técnicas, falhas humanas e mais uma lista de possibilidades.
Por isso trouxemos 3 fundamentos que devem ser considerados na gestão de segurança em loteamentos fechados:
E antes de conhecer cada área, e elaborar qualquer estratégia ou ação, é necessário desenvolver o Plano Diretor de Segurança. Desenvolvido desde a concepção do empreendimento, irá definir e dimensionar os recursos e custos de todo o processo. É o Plano Diretor que determinará, inclusive, a relação nível de segurança desejada X conforto desejado x custos. A partir daí, será ainda mais fácil traçar cada estratégia nos processos de gestão.
Gestão de Pessoas
Considera todo o processo relacionado aos profissionais que irão trabalhar no condomínio ou associação em todas as áreas, não somente na segurança. Pode-se perceber que, além da seleção correta do perfil adequado com as funções, também é necessário cuidar das atualizações técnicas, da conferência o trabalho realizado e de garantir formas de motivar e potencializar os resultados dos profissionais envolvidos. Uma equipe bem treinada, consciente e inserida na cultura do ambiente trabalhará de forma natural, motivada e com muito mais eficiência.
Gestão de Ativos
As manutenções preventivas devem fazer parte da rotina do ambiente, inseridas em um cronograma, evitando ao máximo que equipamentos como câmeras e alarmes, por exemplo, fiquem fora de operação e comprometam a segurança.
E as manutenções corretivas precisam ser providenciadas o mais breve possível após identificados os problemas, pois equipamentos fora de funcionamento são facilmente identificados por criminosos deixando o local vulnerável.
Por isso é tão importante contratar fornecedores devidamente capacitados e com estrutura para atender prontamente quaisquer imprevistos. Quanto maior a eficiência dos prestadores, melhor será a relação do Nível de Serviço Acordado – NSA (do inglêsSLA – Service LevelAgreement). Trata-se da especificação de modo claro de todos os serviços que o contratante espera do fornecedor, e que possa ser mensurado. Além disso, apresenta metas de nível de serviço, termos de compromisso, prazos de contratos, suporte técnico entre outros. O NSA também pode determinar alterações de valores do contrato em caso de não cumprimento das metas.
Gestão do Conhecimento
A Gestão do Conhecimento integra a parte organizacional do Tripé da Segurança (recursos humanos, técnicos e organizacionais)
E tudo começa com o que chamamos de cadastros, ou seja, o registro das informações. Em loteamentos fechados é preciso cadastrar os moradores, veículos, saber sobre as instalações, equipamentos etc. Com todos os registros dessas informações se obtém um banco de dados.
cada empreendimento demanda uma série de documentos específicos, os chamados documentos vitais, como laudos de vistorias, alvarás e licenças.
No caso de condomínios a lista inclui AVCB – autorização dos bombeiros, plantas, manuais de operação de utilidades, além de uma série de outros, ou seja, vai muito além do controle de acesso. E a falta de registros e documentos pode prejudicar o condomínio em vários fatores.
Atualmente há softwares que síndicos e administradoras podem e devem utilizar para manter dados e informações armazenadas de forma correta, segura e atualizada, mesmo considerando diferentes gestões ao longo do tempo, mudanças de prestadores de serviços, contratos, fichas de cadastros de funcionários e demais informações pertinentes.
Além disso é preciso ter em registro quais são as normas e procedimentos a serem seguidos pelos profissionais, moradores, visitantes e prestadores de serviço, quais as penalidades, inclusive as devidas orientações que precisam ser transmitidas em cada caso.
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